Hospitais universitários entram na campanha contra a Influenza

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) abraçou a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, do Ministério da Saúde. Nos próximos dias, o Complexo imuniza funcionários, residentes, bolsistas e alunos que têm vínculo com os Hospitais Universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), os quais pertencem ao Complexo. Os trabalhadores da área da saúde fazem parte do público- alvo da campanha, que ocorre em todo o Brasil até 23 de maio, tendo como Dia D da campanha, 13 maio, sábado.

Por meio do Setor de Vigilância e Saúde e Segurança do Paciente, o Barros Barreto realiza nesta quinta, 27, e na sexta-feira, 28, das 8h às 17h, a imunização contra a gripe,voltada aos seus funcionários e aos alunos. A distribuição das duas mil doses destinadas pelo Ministério da Saúde ao HUJBB ocorre na sala NVE, no 5º andar, no hospital. No ato da vacinação, é importante apresentar comprovante funcional e carteira de vacinação e, aos estudantes, é obrigatório documento que comprove vínculo com o Barros Barreto.

Prevenção - Segundo a chefe da Unidade de Vigilância e Saúde do HUJBB, Silvia Barros, a ação no hospital visa prevenir a forma grave de gripe, assim como das complicações que podem surgir pela doença. Em 2016, 1.884 pessoas foram atingidas na campanha no HUJBB. Para esclarecimento de dúvidas, os interessados podem ligar para (91) 3201-6638 ou 3201-6625.

Bettina - Também por meio do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, o Bettina Ferro promove a vacinação nos dias 4 e 5 de maio, na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca), antes Serviço Caminhar, no HUBFS, das 8h às 16h. A vacinação está voltada para os trabalhadores, médicos residentes e bolsistas vinculados ao Bettina, onde haverá 350 vacinas disponíveis. Christine Bemerguy, chefa do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HUBFS, também orienta que é preciso levar comprovante funcional e carteira de vacinação, este se a pessoa tiver.

Campanha - Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o Ministério da Saúde enviou ao Pará 1.863.160 de doses da vacina, que já foram distribuídas pela Sespa aos 13 Centros Regionais de Saúde, os quais repassaram as doses aos municípios - que são, na prática, executores da ação.  A meta é vacinar 1.676.844 pessoas - 90% do público alvo. De modo geral, as doses estarão disponíveis em qualquer Unidade Básica de Saúde, nas salas das Estratégias de Saúde da Família e em outros locais definidos pelas gestões municipais.

Vacina - "Esta ação tem como objetivo reduzir o risco da Influenza para outras pessoas na escola", recomenda a Sespa. A Secretaria afirma, ainda, que a vacina é importante porque evita algumas complicações causadas pelo vírus influenza, como pneumonia e doenças cardíacas. Assim, ao tomar a vacina, a pessoa não se protege apenas contra a gripe, mas evita quadros mais graves relacionados com hospitalização e morte.

Contraindicação - A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave a ovo de galinha e seus derivados. Outra recomendação importante do Ministério da Saúde é que as pessoas que tomaram vacina no ano passado repitam o esquema este ano, pois a ação da vacina contra a gripe leva duas semanas para funcionar e dura cerca de 9 meses. A reaplicação é necessária porque a vacina oferecida em 2017 é diferente e resguarda o organismo contra outras mutações do vírus.

Texto: Cleide Magalhães – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA.

Publicado em: 26.04.2017 18:00