Estudantes de Cinema divulgam suas produções na “Sessão Daqui”

Os estudantes do curso de Cinema da UFPA exibem alguns de seus trabalhos produzidos em 2016 e 2017 na “Sessão Daqui”, um projeto do Sesc Boulevard, em parceria com a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), que pretende dar visibilidade a produções independentes do cenário audiovisual paraense. O evento ocorre neste sábado, 29 de abril, às 18h, no Sesc Boulevard.

A Sessão Daqui é um projeto sem fins lucrativos, por isso o evento é aberto ao público, com entrada franca, voltado para qualquer pessoa interessada em conhecer as produções audiovisuais locais.

Colaboração – O curso de Cinema da UFPA entrou em parceria com a “Sessão Daqui” para que esta pudesse se tornar o meio de divulgação dos trabalhos produzidos pelos alunos do curso. Assim, os filmes feitos pelos alunos que serão exibidos no evento são:

Videopatia – Um curta-metragem que conta a história de dois jovens que, impulsionados pelas frustrações da vida e pelo desejo de sangue, colocam em prática um plano doentio. O filme foi realizado por alunos de Cinema e Audiovisual da UFPA, por meio da produtora independente Subterrâneo Produções.

Meninx – Também curta-metragem, este filme conta a história de Cris, que é transgênero e está passando por situações difíceis para a pouca idade que tem. O filme foi feito pela produtora Inovador Talvez, de um grupo de alunos de Cinema da UFPA e teve o apoio do Prêmio de Expressões Culturais, oferecido pela Fundação Cultural do Pará (FCP).

Caminhada – O curta-metragem documenta a peregrinação de Cris Feitosa, uma mulher empenhada em cumprir a promessa da irmã na Romaria de Castanhal, durante o Círio de Nazaré. Filmado no dia da Romaria, o documentário visa registrar a emoção e a fé empreendida por romeiros na caminhada entre Castanhal e Belém. O filme foi produzido pela Equipe Reduzida, produtora independente formada por alunos do curso de Cinema.

É o que guardo dele – O filme trata sobre as memórias das mães que perderam seus filhos na chacina de 5 de novembro de 2014, em Belém. O projeto aborda a relação entre a memória das vítimas e suas famílias por meio dos objetos pessoais que se ressignificam após a tragédia. A chacina completou dois anos sem resposta do poder público em 2016. O curta-metragem documental foi produzido pelo Núcleo de Experimentação Cinematográfico - NEC, coordenado pela professora Iomana Rocha, do curso de Cinema da UFPA, em parceria com o projeto de pesquisa do professor do curso de Museologia Hugo Menezes Neto.

A parceria entre a APJCC e o Sesc Boulevard existe desde março de 2013, com a exibição de vídeos da artista Danielle Fonseca. Com projeções que variam de ficções a documentários, a Sessão Daqui também proporciona ao público a oportunidade de conversar com os realizadores das obras audiovisuais, o que enriquece ainda mais a interação.

Para o curador da Sessão Daqui, Tiago Freitas, “a Sessão tem o intuito de ser uma atividade que viabilize a exibição de obras audiovisuais independentes de nossa região, sem esbarrar em determinadas burocracias exigidas em alguns espaços públicos de nossa cidade. Essa iniciativa fortalece, de forma significativa, o cenário audiovisual, evidenciando-se como uma alternativa de espaço gratuito para os realizadores de nosso Estado.”

Sessão Daqui
Data: 29 de abril
Horário: 18h
Local: Sesc Boulevard, localizado no Boulevard Castilho França, 522, Campina, Belém.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 27.04.2017 18:00