Cresce participação de docentes dos campi do interior no ProDoutor

A participação de pesquisadores dos campi do interior em programas de incentivo à pesquisa científica na Universidade Federal do Pará (UFPA) dobrou nos últimos dois anos. Em 2015, 19 docentes foram contemplados no edital do Programa de Apoio ao Recém-Doutor (ProDoutor/PARD), nos campi de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Cametá e Tucuruí. Em 2016, o número de propostas contempladas subiu para 25, referentes aos campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá e Castanhal, correspondendo a ¼ do número de propostas aprovadas. Para o edital deste ano, a expectativa da Diretoria de Pesquisa da UFPA é ainda maior em relação à demanda de propostas. O período de apresentação será de 2 a 31 de maio.

“É muito positivo o envolvimento dos docentes do interior em projetos que tenham um objetivo, como o do ProDoutor, que é fornecer suporte para os momentos iniciais da pesquisa, com equipamentos e bolsas de Iniciação Científica. O ProDoutor oferta um "enxoval" necessário para o desenvolvimento primeiro dos projetos de pesquisa, dos recém-contratados e dos recém-doutores”, afirmou a diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Germana Sales.

O ProDoutor faz parte da política voltada à consolidação de novos grupos de pesquisa e fixação de doutores no quadro de docentes da Universidade. O programa possui duas frentes de apoio: o Programa de Apoio ao Recém-Doutor (PARD) e o Programa Apoio ao Doutor Recém-Contratado (PARC). Ambos oferecem bolsas de Iniciação Científica aos docentes doutores, aquisição de equipamentos e recursos para o custeio dos projetos de pesquisa.

O PARD foi criado em 2006, para atender ao Recém-Doutor. Até 2010, a oferta era de 30 auxílios a docentes titulados no ano anterior. Com a experiência bem-sucedida do PARD, a UFPA estendeu o apoio aos doutores pesquisadores e criou, em 2009, o PARC. O Edital deste programa teve o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa).

Edital 2017 – As propostas para o Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador (ProDoutor) deverão ser submetidas por meio eletrônico no Site do SIGAA, no período de 2 a 31 de maio.

O Edital 2017 está disponível na página eletrônica da Propesp e prevê apoio por meio da concessão de equipamentos e de bolsas de Iniciação Científica aos docentes da UFPA que obtiveram o título de Doutor no período de janeiro de 2016 a abril de 2017 (PARD), e a doutores contratados no mesmo período por meio de concurso público (PARC) para atuação em qualquer campus da Instituição.

Serão concedidos até 100 auxílios individuais (50 do PARD e 50 do PARC), cada um compreendendo uma bolsa de Iniciação Científica pelo período de 12 meses, renovável por igual período, e um notebook.

Submissão de propostas para o ProDoutor
Período: 2 a 31 de maio de 2017
Submissão de propostas pelo site SIGAA
Acesse aqui o Edital 2017.

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação