Escravidão e Abolicionismo na Amazônia são temas de debate na UFPA

O Grupo de Estudos e Pesquisas da Escravidão e Abolicionismo na Amazônia (Gepeam), da Universidade Federal do Pará (UFPA), promove o I Simpósio de Escravidão e Abolicionismo na Amazônia. O evento ocorrerá no período de 3 a 5 de maio de 2017, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ). As inscrições para ouvintes podem ser efetuadas até o dia do evento, já para apresentações de trabalhos, as inscrições de trabalho encerraram-se no dia 14 de abril.

O simpósio é destinado a todos que desenvolvam trabalhos relacionados ou tenham interesse no tema proposto. A programação ocorre em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituo Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).

Investimento - O valor do investimento corresponde ao grau acadêmico do participante. As inscrições de ouvintes nas categorias estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais da área  correspondem respectivamente a R$15, R$30 e R$40.

Durante a abertura do simpósio, será realizada uma conferência com o historiador doutor João José Reis, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). E o encerramento conta com a presença da doutora Patrícia Maria Melo Sampaio, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para acessar a programação na íntegra, clique aqui.

Contribuições - O evento pretende reunir pesquisadores e pesquisadoras de todos os níveis acadêmicos, envolvidos com a temática, assim como fortalecer o espaço de discussão promovido pelo Gepeam.

“Nos últimos anos, os membros do grupo vêm contribuindo para a percepção e análise dos movimentos e das lutas escravas, das relações que os escravos teciam com seus senhores e com outros segmentos da sociedade, ou seja, as especificidades da escravidão na região e das suas ligações sistêmicas”, conta Luiz Laurindo, organizador.

Incentivo – Durante o evento, serão divulgadas as pesquisas mais recentes do Gepeam, concretizadas por seus membros. “A proposta é incentivar a continuidade dos diálogos atuais entre estudantes e profissionais já imersos nesta seara temática, ou que nela estão adentrando, ligados ou não ao grupo”, afirma.

1° Simpósio de Escravidão e Abolicionismo na Amazônia
Data e Horário: De 3 a 5 de maio de 2017.
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (UFPA), da UFPA. Campus Profissional, Guamá.
Mais informações: Blog Gepeam

Texto: Edielson Shinohara – Assessoria de Comunicação da UFPA