Propesp faz seleção para o Programa Pibic 2017

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) divulgou o edital de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic).  O objetivo desse edital é apoiar a criação e consolidação dos grupos de pesquisa existentes, além de qualificar o ensino de graduação na UFPA por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica.

Uma das novidades de 2017 é que o registro dos projetos deve ser realizado eletronicamente, por meio do sistema SIGAA. Neste ano, serão ofertadas mais de 900 bolsas, compreendendo os subprogramas Pibic/UFPA; Pibic/UFPA campi do interior; Pibic/UFPA EBTT; Pibic-AF/UFPA; Pibic/CNPq; Pibic-AF/CNPq; e Pibiti/CNPq.

De acordo com a diretora de Pesquisa, Germana Sales, “é importante que os professores da Instituição participem, tendo em vista que o Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) pode ser considerado como uma das mais importantes formas de formação de recursos humanos nas instituições de pesquisa do País, pois é estratégico como provocação e incentivo das aptidões e competências que possam surgir ainda na graduação e, consequentemente, servir de base para o futuro do acadêmico, como pesquisador ou profissional em sua área de atuação”.

Quem pode participar - Nos subprogramas Pibic/UFPA, Pibic-AF/UFPA, Pibic/CNPq, Pibic-AF/CNPq, podem concorrer técnicos e docentes doutores do quadro permanente, professores aposentados com contrato de professor voluntário e atuação na pós-graduação stricto sensu e professores visitantes da UFPA. No subprograma Pibic/UFPA campi do interior, apenas concorrem docentes lotados nos campi do interior, com título de mestrado ou doutorado; e para o subprograma Pibiti/CNPq, apenas docentes doutores com perfil na área de desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Para o subprograma Pibic/EBTT, podem concorrer somente docentes do ensino básico, técnico e tecnológico, do quadro permanente da Escola de Aplicação, Escola de Teatro e Dança e Escola de Música da UFPA.

A bolsa, no valor de R$ 400,00, terá duração de 12 meses, com vigência de agosto de 2017 a julho de 2018. Para participar da seleção, o orientador deverá apresentar requisitos exigidos de acordo com cada subprograma. Para saber mais, acesse aqui o edital.

Inscrições - Os orientadores que desejam submeter propostas devem realizar o cadastro do projeto por meio do SIGAA e submeter o projeto cadastrado ao edital.

O orientador selecionado para receber bolsas Pibic/UFPA, Pibic/UFPA-Interior, Pibic/UFPA EBTT, Pibic-AF/UFPA e Pibic-AF/CNPq deverá, necessariamente, indicar aluno matriculado na UFPA. Este, para receber a bolsa, deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação, não ter vínculo empregatício, dedicar 20 horas semanais às atividades acadêmicas e de pesquisa, bem como não acumular a bolsa do programa com bolsa de outra agência de fomento à pesquisa, de outras instituições ou da própria UFPA. A submissão das propostas irá até o dia 12 de maio.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 02.05.2017 18:00