Belém recebe grandes nomes do design nacional

O CDA/SENAI, em parceria com a Mapinguari Design, inicia uma seqüência de palestras e cursos, ministrados pelos grandes representantes do design nacional. O projeto iniciará com uma palestra e curso de quatro dias do mais antigo designer gráfico do Brasil, Alexandre Wollner. Entre as instituições que apóiam o evento, estão a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Federação dos Empreendedores da Amazônia (FEAMA), a Universidade da Amazônia (UNAMA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Data: 13/08/2007
Local: Auditório da FIEPA (Tv Quintino Bocaiúva, 1588)

Data: 14 a 17/08/2007
Local: Auditório do SEBRAE (Tv Municipalidade, 1461)

Centro de Design – 91 3224-0930

Currículo
Wollner (1928) é o mais antigo designer gráfico em atividade no País, autor de marcas célebres como a da Metal Leve, Philco, Itaú, Klabin, Hering, Santista, Eucatex e Itaú.
Atua neste campo desde 1951, quando entrou no curso de Comunicação Visual no Instituto de Arte Contemporânea do Masp.
Completou sua formação na Escola Superior da Forma de Ulm, Alemanha, para onde foi em 1954 a convite do então reitor Max Bill e indicado por Geraldo de Barros. Entre 1955 e 1958, fez estágio no escritório de Otl Aicher em Ulm, tendo participado da implantação dos projetos da Braun, Lufthansa e Herman Miller.
De volta a São Paulo, abriu em 1958 o Forminform, pioneiro escritório de design, junto com Geraldo de Barros e Ruben Martins. Desde 1962 atua através da DICV Designo e foi consultor da SAO/DPZ desde 1980, divisão de design da agência de propaganda DPZ.
Wollner tem em seu currículo projetos para inúmeras e importantes empresas brasileiras, em todos os campos do que ele chama de <<design visual>>, incluindo sistemas de sinalização, design editorial, linhas de embalagem e cartazes.
Sua área de especialidade, contudo, são os programas de identidade visual, que ele faz com grande rigor metodológico, resultando em precisos manuais de uso técnico para a implementação dos programas.
É muito ativo ainda em pesquisas no campo da tipografia, arte concreta e computação gráfica. Participou da criação da ESDI, da qual foi o primeiro responsável e coordenador do Departamento de Comunicação Visual. Entre 1969 e 1970 foi consultor da Prefeitura Municipal de São Paulo. Presidiu a Associação Brasileira de Desenho Industrial (ABDI) em duas gestões: 1970-72 e 1973-74.
Entre outros, recebeu os seguintes prêmios: em 1953, Jovem pintor revelação, Prêmio Flávio de Carvalho, II Bienal Internacional de São Paulo; em 1954, concurso internacional para cartaz do I Festival Internacional de Cinema do IV Centenário de São Paulo; em 1955 e em 1957, concurso internacional para cartaz da Bienal Internacional de São Paulo; e em 1962, concurso nacional do novo signo da Varig.

Foto: Lew Parella
Publicado em: 25.07.2007 09:01