Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Conheça o trabalho da Coordenadoria de Redes da UFPA

Descobertas científicas, projetos que atendem à comunidade, decisões administrativas e até os materiais usados em sala de aula na Universidade Federal do Pará (UFPA) - nada poderia “circular” digitalmente sem a rede de dados mantida pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC)

A rede de dados - backbone, em termos técnicos - da UFPA, precisa de manutenção constante. São milhares de usuários utilizando o sistema institucional diariamente e, para manter a eficiência e produtividade, a Coordenadoria de Redes do CTIC realiza a instalação, configuração e manutenção dos dispositivos e serviços da rede da Universidade, além de planejar a expansão e atualização de toda a infraestrutura dos campi.

A Coordenadoria é responsável por 96 prédios conectados pelo backbone da Rede Darwin. São 53 prédios no Campus Básico e 42 no Campus Profissional e da Saúde. E fora da Cidade Universitária, ainda existem 12 outras unidades espalhadas por diversos bairros de Belém e de Ananindeua, conectadas via backbone da Rede Metrobel. No interior do Estado, a Coordenadoria presta suporte aos 11 campi, totalizando 21 links de dados distribuídos.

Cabe à Coordenadoria de Redes monitorar o funcionamento dos enlaces de dados providos pela RNP, NavegaPará e operadoras comerciais e também o monitoramento e expansão das redes sem fio eduroam, UFPA 2.0-Institucional e UFPA 2.0-Visitantes. Aprenda a utilizá-las na Wiki do CTIC.

Coordenadoria recomenda manutenção de técnicos locais - Uma das principais dificuldades apontadas pela Coordenadoria de Redes é a falta de profissionais de TI lotados nos Institutos, o que acaba gerando sobrecarga na equipe de redes. “Nossos técnicos precisam se deslocar pelo campus para resolver problemas, muitas vezes, triviais que poderiam ser facilmente resolvidos por um técnico local. Nossa equipe já é reduzida, são dois analistas e quatro técnicos de TI e mais o coordenador”, afirma Marcelo Moraes, coordenador de Redes.

Para Marcelo, a criação de equipes locais de suporte em TI pode garantir aos usuários um atendimento mais ágil e pessoal, e a Coordenadoria de Redes passa a investir em projetos ou solução de problemas que impactam a comunidade universitária como um todo.

A rede foi ampliada em 2016 e a expansão continua - “Em 2016, fizemos uma expansão bastante significativa na capacidade de acesso à internet da UFPA. Nosso link de dados saltou de 1 Gbps para 10 Gbps, beneficiando  todos os usuários”, aponta o coordenador de Redes do CTIC/UFPA, que também anuncia: “outros projetos já estão em fase de realização.”

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do CTIC
Fotos: Alexandre Moraes

Publicado em: 02.05.2017 18:00