Universitários ainda podem solicitar meia passagem intermunicipal

Estima-se que um grande percentual dos mais de 40 mil alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) se desloque de outros municípios para ter acesso ao ensino superior público. O que poucos deles sabem é que esse deslocamento, que pode ocorrer diariamente ou sazonalmente, pode custar até 50% menos. Estão abertas, até o dia 12 de maio, as inscrições para solicitação da carteira de meia passagem intermunicipal e os universitários também têm direito a esse benefício.

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) é a responsável pela inscrição, emissão e entrega das carteiras, que asseguram a meia passagem estudantil também para os alunos de graduação que vivem fora do seu domicílio de residência para cursar o ensino superior.

Inscrições - Para solicitar o documento, é preciso preencher um cadastro on-line, disponível no endereço da Arcon ou aqui e, em seguida, ir até à sede de atendimento da Arcon localizada no Terminal Rodoviário de Belém, no segundo andar, sala 115. O atendimento ocorre nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Além do formulário, é preciso anexar ao pedido os seguintes documentos: duas fotos 3x4, cópia do RG, cópia do CPF, cópia do comprovante de residência de origem do aluno ou de responsável e ainda um comprovante de matrícula ou declaração de vínculo com a Universidade, com carimbo da secretaria do próprio curso.

Para Ramon Pinheiro, natural de Abaetetuba e estudante de Comunicação Social, a carteirinha “faz uma diferença muito grande na vida do universitário”. A meia passagem é fundamental para a permanência do estudante na Universidade. “Moro em Abaetetuba e vou todos os dias para Belém e volto. Se não fosse a meia passagem, eu jamais conseguiria me manter na UFPA.”

Mesmo com a bolsa-estágio, a meia passagem é fundamental, pois garante o direito do estudante de pagar metade da passagem e colaborar para a manutenção e gastos pessoais na Universidade, como cópias de apostilas e alimentação.  “Eu pago minhas passagens com a minha bolsa, então com o dinheiro que economizo consigo me alimentar e comprar material da faculdade, por exemplo,” complementa Ramon.

• Serviço:
Inscrições para a Meia Passagem Intermunicipal
Prazo: Até 12 de maio
Local: Sede da Arcon localizada no segundo andar do Terminal Rodoviário de Belém, sala 115.
Atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h.
Informações: (91) 3246-7820

Texto: Caio Henrique Lopes e Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da Arcon
Foto: Reprodução / Google

Publicado em: 03.05.2017 18:00