Faculdade de Engenharia Naval lança especialização em construção naval

Em parceria com docentes dos Departamentos de Engenharia Naval da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Faculdade de Engenharia Naval da UFPA lança o curso de “Especialização Lato Sensu em Construção Naval”. A especialização, tem como objetivo acompanhar o mercado de construção naval regional e terá início em junho. As inscrições estão previstas para este mês de maio, por meio do site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). O curso, de 18 meses, conta com um investimento 22 parcelas de 940,00 reais. Serão disponibilizadas 45 vagas, já incluído o percentual para demanda social.

Inscrições - Apesar das inscrições terem início em maio, já são aceitas pré-inscrições. Para isso, é preciso enviar o formulário preenchido (disponível aqui) para o e-mail grupogtnav@gmail.com. O curso é coordenado pelo professor Eduardo Braga, do Instituto de Tecnologia da UFPA. De acordo com o atual diretor da Faculdade de Engenharia Naval e vice-coordenador do curso, professor Pedro Lameira, “a previsão é de que no mês de maio seja consolidada a tramitação na UFPA e a documentação siga para a Fadesp, onde será realizada a divulgação final e consolidação das inscrições/matrículas.”

Público-alvo - O curso objetiva alcançar profissionais além de engenheiros navais. Por isso, também é voltado para arquitetos, tecnólogos e profissionais com Ensino Superior nas áreas técnicas e gerenciais, que atuam ou almejam atuar na área naval. A especialização também busca alunos que queiram desenvolver e gerenciar projetos relacionados à tecnologia de construção e reparos navais.

Objetivos - A “Especialização Lato Sensu em Construção Naval” visa integrar profissionais de outras áreas ao mercado naval. “O mercado atual está precisando de profissionais. Muitos engenheiros - elétricos, civis, mecânicos - e até profissionais de outras áreas querem atuar no mercado de construção naval, mas muitos não têm experiência e nem formação específica, em nível de especialização”, conta o professor. Além disso, também objetiva oferecer conhecimentos sobre as práticas utilizadas na construção naval, explorar o lado técnico das atividades e processos envolvidos em estaleiros de construção naval por meio de parcerias com estaleiros e empresas locais.

Importância - “A carência de recursos humanos qualificados e novos processos construtivos na área de Engenharia Naval na Amazônia representam um dos grandes entraves ao desenvolvimento e expansão da atividade econômica na região. Esta, em sua grande maioria, encontra-se ainda em fase primária de emprego de tecnologias e de processos produtivos modernos, dadas raras exceções. A FENav/UFPA já teve visão com a criação do curso de graduação para atender às demandas e a necessidade óbvia por profissionais de engenharia naval que a região amazônica necessita; Atualmente, os setores de óleo e gás se encontram em situações delicadas, reflexo da crise político-econômica que o país vive, realidade essa que não afeta 100% a demanda do setor de construção naval da região norte, focado na construção de embarcações fluviais de carga, principalmente para atender a expansão das exportações geradas pelas commodities. O que gera uma demanda em pleno crescimento, que está criando além de uma carteira de encomendas densa para os estaleiros, a necessidade de profissionais qualificados para atuar no mercado”, explica o vice-coordenador.

Especialização Lato Sensu em Construção Naval - Com 491 horas/aulas, o curso é dividido em cinco módulos: Pesquisa, Engenharia Naval e Offshore; Processos de Fabricação e Controle de Qualidade, Montagem Edificação e Sistemas Propulsivos e Gestão e Logística. O corpo docente do curso conta com 12 professores, para 22 disciplinas (dispostas no site do Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Construção Naval). As aulas ocorrerão de uma a duas semanas do mês, dependendo da disciplina, no período das 18h30 às 22h.

LABCONAV, LCAM e GTNAV - A especialização é proporcionada pela Faculdade de Engenharia Naval em parceria com o GTNAV. Por isso, o Laboratório de Construção Naval (LABCONAV) do Campus Guamá - UFPA, ligado ao grupo, estará disponível aos alunos. O Laboratório de Caracterização de Materiais Metálicos (LCAM) vinculado a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e Faculdade de Engenharia Naval (FENAV), coordenado pelo Prof. Eduardo Braga, também ampara o “Curso de Especialização em Construção Naval” do ponto de vista prático e laboratorial.

“O GTNAV busca soluções técnicas e produtivas voltadas ao desenvolvimento e ao delineamento da engenharia naval, através de modelagens, concepções e análises relacionadas com novas tecnologias de construção naval; com métodos construtivos e de otimização; com processos de fabricação; e com a análise econômica da indústria de construção naval. Nas instalações do LABCONAV são utilizados softwares e equipamentos específicos para o desenvolvimento de soluções, de modelos de otimização e de análises integradas”, conta o professor Pedro Lameira, que também é líder do grupo de pesquisa e coordenador do laboratório.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 04.05.2017 18:00