Servidores e familiares aproveitam oficina de pintura da Progep

Psicoterapeutas têm defendido os efeitos benéficos da arte para ajudar pacientes a resolver conflitos, problemas de comunicação, dificuldades de expressão, melhorando, assim, suas relações intra e interpessoais. Observando os ganhos que isso representa para a qualidade de vida, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) ofertou nesta quinta-feira, 04 de maio, a Oficina de Pintura em Tela, visando proporcionar aos servidores da UFPA e seus familiares uma experiência salutar que colabore com sua melhor socialização e qualidade de vida.

Iniciativa da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (CQVRS), a ação é uma atividade extensiva da Feira de Talentos, que este ano está com uma nova roupagem, trazendo a padronização dos expositores e das barraquinhas, que agora estão adornadas com elementos regionais. Tudo isso para a valorização da cultura local e do talento dos expositores (em sua maioria familiares de servidores).

Objetivo – Segundo Marivaldo Alves, ministrante do curso, o objetivo é socializar os funcionários da Universidade e seus familiares e, ao mesmo tempo, despertar neles o interesse pela pintura. “A pintura é uma forma de expressar nossos sentimentos e nos sentir bem. Quando produzimos algo belo, bonito e quando temos a oportunidade de apreciá-la, nos sentimos bem. Então esse é o principal fundamento de nossa oficina.”

Os movimentos calibrados e cuidadosos com o pincel em mão, para lá e para cá, dando serviço à cada gota de tinta utilizada, permitiram notar a concentração dos participantes. Com os olhos fixo na tela, apenas paravam para ouvir atentamente às orientações do ministrante e entender como realizar cada parte do processo. No entorno deles juntaram-se curiosos impressionados com a dedicação e empenho dos servidores.

Olhar do Participante – Lúcia Brito, integrante do projeto Feira de Talentos que também participou da oficina de pintura, defende a integração entre funcionários e familiares. Diz que a ideia do projeto é continuar com oficinas como esta – a previsão é que haja uma oficina de artesanato a cada mês. Em meio a gargalhadas, Lúcia complementa falando sobre sua pintura: “Está maravilhosa, estou me sentindo a própria.”

A Coordenadora de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social, Marilya Silva, explica a importância da ação. “A realização de oficinas de artesanato são momentos oportunos para que os servidores exercitem a memória, a concentração, a coordenação motora, bem como fortaleçam sua autoestima e desenvolvam a inteligência emocional. Aspectos estes que colaboraram, direta ou indiretamente, com a melhor qualidade de vida e, consequentemente, também o desempenho do servidor”, afirma. “Além da Feira de Talentos, de modo geral, ser uma ação que promove a interação social e a valorização da cultura e dos artesãos.”

Marilya avisa que os servidores devem ficar atentos, pois ao longo do ano diversas oficinas serão ofertadas. A próxima deve ocorre no dia 11 de maio, quinta-feira, e é voltada para o aprendizado da técnica de découpage. Servidores da UFPA, aposentados e familiares que tenham interesse em participar devem entregar o formulário de inscrição, devidamente preenchido, na sala da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social-(CQVRS), localizada no 1º andar do prédio da Reitoria, ou enviando-o para o e-mail sqv@ufpa.br.  O cronograma com todas as oficinas previstas para o ano pode ser conferido aqui.

Texto: Andre Gomes - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos