UFPA e Sebrae-PA firmam parceria para ações de empreendedorismo

Com o objetivo de estimular a cultura do empreendedorismo no meio acadêmico e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico no Estado do Pará, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae-PA) firmaram, nesta sexta-feira, dia 5, um acordo de cooperação institucional. O convênio assinado pelo reitor Emmanuel Tourinho e pelo superintendente do Sebrae-PA, Fabrízio Guaglianone, estabelece ações comuns nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, bem como em empreendedorismo e inovação.

Esta é a primeira vez que a Universidade estabelece parceria com o Sebrae-PA em formato de um protocolo geral (guarda-chuva), ou seja, o acordo permitirá que, posteriormente, as ações de projetos sejam ampliadas entre as instituições. A proposta surgiu de um diálogo que a UFPA estabeleceu com o Sebrae, no sentido de estreitar as relações e colocar à disposição das pequenas e microempresas a infraestrutura de pesquisa, de desenvolvimento e de inovação.

"Os acadêmicos precisam incorporar a cultura empreendedora para serem mais competitivos no mercado, e essa parceria irá contribuir para isso. Da mesma forma, estaremos ajudando a promover a inovação nas empresas, disponibilizando nossa expertise científica e tecnológica e a infraestrutura de laboratórios”, afirmou o reitor Emmanuel Tourinho.

Para o superintendente do Sebrae-PA, Fabrízio Guaglianone, o convênio com a UFPA permitirá às micro e pequenas empresas dar soluções para as demandas de mercado, criando e melhorando a qualidade dos seus produtos.

“Nós entendemos que a Universidade é um celeiro de formação de empreendedores, e a nossa proposta é trazer para o meio acadêmico o conceito e a cultura empreendedora, e efetivar isso cada vez mais dentro da Instituição. A proposta é potencializar o empreendedorismo aqui como cultura, não só como negócio, e isso se estende para todos os cursos da Universidade.”

Após a etapa institucional, celebrada com a assinatura do convênio, o próximo passo será a divulgação para as micro e pequenas empresas das ações que serão implementadas em conjunto com a Universidade. Durante a reunião, o representante do Sebrae sinalizou, ainda, a realização de um seminário sobre empreendedorismo. O Empretec, evento que identifica, estimula e desenvolve o empreendedorismo, deverá ocorrer no segundo semestre de 2017. O encontro será aberto ao público interessado no tema e proporciona aos participantes a identificação de novas oportunidades de negócios.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes