Fórum da Graduação 2017 do IFCH começa nesta segunda, 8

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas reunirá a comunidade acadêmica no Fórum da Graduação 2017, a partir desta segunda-feira, 8, até quarta-feira, 10. Com o tema "Os rumos da educação superior no Brasil", o evento tem o objetivo de debater questões centrais vinculadas ao ensino superior no Brasil, no contexto das instituições federais de ensino. Entre os temas abordados, constam a avaliação da graduação, o financiamento público e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como cenário o atual momento político-institucional do País. A programação ocorrerá no Auditório Setorial Básico, nos períodos da manhã, tarde e noite, para  envolver os alunos da graduação, dos três turnos de ensino, numa participação efetiva no evento, que será certificado como atividade complementar.

“O fórum é importante para congregar docentes e discentes no debate da graduação com apresentação de propostas para viabilizar a qualidade dos cursos do instituto”, ressalta a professora Andréa Bittencourt Chaves , diretora geral do IFCH.

Programação - Toda a programação do Fórum de Graduação 2017 está organizada em cinco mesas-redondas e dois minicursos. Além da participação das direções das faculdades do IFCH, as discussões contarão, também, com a contribuição de convidados externos e representantes das Pró- Reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA.

Abertura - A "Educação Superior no atual cenário político institucional" será a  conferência de abertura, que acontecerá às 18h, do dia 8, e terá como palestrante a pesquisadora Olgaíses Maués, docente do  Instituto de Educação (ICED) da UFPA e estudiosa de questões ligadas às politicas públicas na área de educação básica e superior .

A mesa-redonda “A Reforma do Ensino Médio e as repercussões no Ensino Superior” tem como convidada a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Maria Beatriz Mandelert Pandovani.

O financiamento público das universidades federais e os desafios a enfrentar na próxima década serão outro ponto da programação que terá a participação do pesquisador João dos Reis Silva Júnior, docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), estudioso da área de educação e trabalho; reforma do Estado e educação superior brasileira.

O fórum encerra-se na noite do dia 10, com discussões sobre um planejamento das ações institucionais do IFCH na próxima década.  Esse momento terá a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

As inscrições para o fórum estão abertas até às 12h desta segunda-feira, 8, pelo site do IFCH. Além da comunidade do IFCH, o evento também está aberto aos interessados. A programação completa também está disponível no site.

Texto e arte: Ascom IFCH

Publicado em: 06.05.2017 18:00