Preceptores e docentes do Bettina Ferro recebem formação

"Desenvolvimento de docentes e preceptores de residência" foi o assunto do primeiro módulo do curso ministrado aos preceptores e docentes do Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS). O evento teve como temática a avaliação de alunos e residentes, colocando como eixo-central o papel do docente na relação entre o ensino e a aprendizagem e as competências que o aluno deve ter. A formação foi ministrada pelos professores Simone Conde, Cezar Caldas, Nara Lins e Ana Julia.

Segundo a coordenadora do curso, Simone Conde, o objetivo foi trazer trocas que possam mostrar caminhos para melhorar e transformar a prática docente nos hospitais em algo mais prazeroso para os professores, além de deixá-los mais seguros em seus métodos.

O evento ocorreu no último dia 3, no auditório do Bettina Ferro - que pertence ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) - e teve a participação de 26 professores. Em meados de março, o curso também ocorreu no Hospital Universitário João de Barros Barreto, que também pertence ao Complexo, do qual participaram 36 docentes e preceptores. A maioria dos educadores é vinculada ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA e pertence aos cursos de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Farmácia.

Chamou atenção da coordenadora Simone Conde a participação de uma professora de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e de professores do Hospital Santo Antônio Maria Zacarias, do município de Bragança, que possui residência e pós-graduação stricto sensu. Segundo a coordenadora, compartilhar experiências com outras instituições foi importante e enriqueceu ainda mais o curso.

A metodologia abordada foi bem didática e dividiu os ouvintes em três grupos, nos quais os professores tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências docentes dentro de hospitais. Trocaram informações sobre quais métodos avaliativos estão utilizando e o que vem prejudicando o desenvolvimento de suas avaliações.

A professora Madacilina Texeira, neuropediatra no Projeto Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca), conhecido como Serviço Caminhar, afirmou que o curso importante para aprimorar seus conhecimentos, sendo um grande auxílio para sua conduta como preceptora e docente.

Texto e fotos: Silvia Geise – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

Publicado em: 05.05.2017 17:00