Área de segurança da UFPA recebe treinamento e capacitação

A segurança do Campus Guamá é uma responsabilidade constante para a Diretoria de Segurança da UFPA (Diseg/UFPA). Por isso, a Diseg e a empresa terceirizada “C&S Segurança” realizaram a palestra “Treinamento, Capacitação e Diálogo de Segurança”. O evento ocorreu na tarde de quarta-feira, 03, e na manhã de quinta, 04, no auditório da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit). Ministrado pelo diretor da Diseg, Rubem Andrade, e por representantes da empresa de segurança, o treinamento apresentou aos vigilantes da UFPA as melhores ações a serem tomadas durante o serviço.

Para aumentar a eficiência dos vigilantes, a programação foi dividida em quatro momentos, separados por um coffe break. Primeiro, Rubem Andrade fez uma introdução, apresentando as conquistas e os problemas enfrentados pela equipe de inteligência da Diretoria de Segurança da UFPA, exemplificando, por meio de vídeos, casos de assaltos, tráfico de drogas e problemas no atendimento à comunidade. Em seguida, a coordenadora de Recursos Humanos da “C&S Segurança”, Glauciane Loureiro, expôs “Técnicas de Relacionamento Público e Segurança Pessoal”, instruindo a melhor forma de interagir com o público.

O representante Menezes Junior, da “C&S Segurança”, relembrou aos vigilantes a necessidade de uma postura adequada de trabalho, entre outros aspectos importantes. Para realizar a parte de treinamento do programa, o instrutor de tiro e defesa pessoal, Charles Branco, mostrou ao público a necessidade do “Uso Progressivo da Força” e do “Gerenciamento de Crises”, ensinando como reagir proporcionalmente a situações perigosas. Ao final, os palestrantes receberam perguntas dos vigias, contextualizando situações do cotidiano.

O evento com a participação dos vigilantes, divididos em duas turmas, ocorreu em dois períodos distintos; enquanto um grupo estava de serviço, o outro fazia a capacitação. Um dos participantes e vigilantes da Empresa Terceirizada “C&S Segurança”, Marcos Trindade, realçou como a aula ajuda profissionalmente. “Foi mais um aprendizado e aperfeiçoamento. Para adquirir conhecimento, ter uma melhor produtividade no trabalho e crescer junto com a Instituição, de acordo com os fundamentos apresentados. Cada vez mais a gente progride, aprende e adquire conhecimento para ter uma experiência vasta na área de segurança e já começa a ter melhor condicionamento de saber como lidar com as situações descritas. Foi um treinamento de muita produtividade para enriquecer nosso conhecimento.”

A importância da capacitação, de acordo com Rubem Andrade, vai além da melhoria da segurança para a comunidade de dentro e de fora da UFPA. Para ele, o treinamento também trará melhorias no relacionamento entre vigilantes e comunidade. “É uma palestra de capacitação para os vigilantes que trabalham e prestam serviço aqui na UFPA. Tem o sentido de melhorar o trabalho deles internamente, assim como a relação deles com a comunidade interna aqui da Universidade”, relatou o diretor.

O evento, realizado a pedido da Administração Superior da Universidade, não foi o primeiro treinamento com os vigilantes. “Quando a empresa C&S assumiu, nós apresentamos uma palestra para eles”, conta Rubem. Dessa vez, a continuidade da capacitação será mais constante, com realização a cada dois meses. Por isso, o diretor tem grandes expectativas: “Com essas palestras, eu acho que o nosso trabalho aqui na Universidade vai ser mais eficiente, e também acho que vai melhorar o relacionamento dos vigilantes com a comunidade interna da UFPA.”

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos