Evento divulga teses, dissertações e monografias da Universidade

A Representação Discente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPA organizou o 1º Círculo de Teses, Dissertações e Monografias da UFPA, a fim de divulgar os textos de autoria discente, bem como destacar a importância do bibliotecário na disseminação dessas produções. O evento será nos dias 10, 11 e 12 de maio, no Auditório Francisco Paulo Mendes, no Instituto de Letras e Comunicação (ILC), e faz parte do Projeto Nossa Voz, desenvolvido pela Representação Discente desde 2016.

Participação – O Círculo procura incentivar o trabalho de citação tanto de suas próprias produções no PPGL como também dos trabalhos feitos por alunos da Graduação em Letras.

Os graduandos podem expor seus trabalhos em forma de pôster, que podem ser artigos e resumos publicados em eventos, relatórios Pibic e textos veiculados em revistas acadêmicas. Já os graduados e mestrandos terão a oportunidade de apresentar o conteúdo final de suas monografias. Os mestres e doutorandos poderão comunicar seus trabalhos decorrentes de dissertação. Aos doutores, o evento permite a releitura de suas teses.

Inscrições – Para participar como ouvinte, o interessado deve depositar a quantia de R$10,00 em conta do Banco do Brasil e enviar o comprovante do depósito para o e-mail circulodeleituraufpa@gmail.com, com o assunto “INSCRIÇÃO OUVINTE”. No corpo do e-mail, deve constar o nome completo e a Instituição de Ensino Superior à qual o ouvinte é vinculado. As inscrições nessa modalidade vão até 10 de maio. A inscrição na modalidade “Participante” encerrou-se no dia 30 de abril.

Programação – No dia 10 de maio, o evento começa às 9h, com a palestra de abertura. Nesse dia, começam, também, os ciclos de comunicações, que vão das 10h15 às 12h e das 14h às 16h, nos três dias de evento, com exceção do dia 12 de maio, em que o último ciclo termina às 15h.

No segundo dia de evento, haverá a palestra “O papel da Biblioteca na disseminação de TCCs, Dissertações e Teses”e, no último dia, “A importância do trabalho de citação das Monografias, Dissertações e Teses e o acesso ao site do Repositório da UFPA”. Durante todos os dias de evento, haverá exposição de pôsteres e intervenções culturais, no horário das 16h às 18h, e também, nos dois últimos dias, durante o intervalo de almoço (12h às 14h). De 19 a 31 de maio, estão previstas a emissão de certificados e a organização do e-book do evento, que será publicado no site do Círculo.

Ação dos discentes – O 1º Círculo de Teses, Dissertações e Monografias da UFPA está vinculado ao Projeto Nossa Voz, que foi idealizado pela Representação Discente do PPGL, a fim de promover um diálogo entre discentes, docentes e bibliotecários, mostrando a pluralidade da produção acadêmica na graduação e na pós-graduação.

O projeto é dividido em três etapas: a primeira é o Incentivo à leitura e ao trabalho de citação de dissertações e teses produzidas no PPGL; a segunda é divulgação das publicações dos pós-graduandos via e-mail e Facebook da Representação Discente; e a terceira é a realização do evento.

Os representantes discentes Thiago Azevedo e Romário Sanches destacam que a programação contará com 32 apresentações na modalidade de comunicação oral, além de três palestras e duas mesas. Uma das mesas, intitulada "Escritores-Discentes", será formada por Clei Souza, Fernando Alves e Paulo Maués, estudantes do PPGL e autores de livros a serem discutidos durante o evento.

1º Círculo de Teses, Dissertações e Monografias da UFPA
Data: 10 a 12 de maio
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório Francisco Paulo Mendes, Instituto de Letras e Comunicação (ILC). Campus Básico, próximo ao Portão II.
Inscrições: Ouvinte – R$10,00 até 10/05. Inscrições para participantes estão encerradas.
Mais informações aqui.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA