Inscrições de trabalhos para Semana de Enfermagem vão até dia 10

Até esta quarta-feira, 10 de maio, estão abertas as inscrições de trabalhos científicos para apresentação na Semana de Enfermagem da Unidade João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento ocorre de 12 a 16 de maio, no Centro de Estudos Noel Nutels. Baseado no tema "A Segurança do paciente e as boas práticas de enfermagem", o evento tem como público-alvo auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, acadêmicos de enfermagem, docentes e residentes do hospital.

A coordenação da atividade é da chefia de Enfermagem do HUJBB, sob a responsabilidade da enfermeira Elaine Regina Corrêa de Souza. Ela informa que a programação ocorre simultaneamente à 78ª Semana Brasileira de Enfermagem, de 12 a 20 de maio. "A comemoração nacional é feita anualmente para marcar o Dia Internacional da Enfermeira, 12 de maio, quando também lembramos o nascimento de Florence Nightingale, precursora da Enfermagem, e segue até 20, por causa do falecimento de Anna Nery, brasileira homenageada com a criação da primeira Escola Oficial de Enfermagem no Brasil. Então, nesse ensejo, homenageamos os nossos profissionais", afirma.

Ela diz que o objetivo da programação no HUJBB é discutir o conceito de boas práticas de enfermagem relacionado à segurança do paciente, envolvendo qualidade na assistência, ensino, pesquisa e gestão de enfermagem. Além disso, pretende-se conhecer e disseminar experiências exitosas às boas práticas de enfermagem nos diversos cenários e divulgar a produção científica dos acadêmicos e profissionais da área.

Regulamento – Para a Semana de Enfermagem do HUJBB, são aceitos resumos de monografias de conclusão de curso, dissertações, teses, relatos de experiências, apresentação de casos ou resultantes de pesquisa bibliográfica. Os trabalhos devem estar concluídos ou em andamento com resultados parciais.

Nos resumos das monografias de conclusão de curso, dissertações, teses, deve haver introdução, objetivos, referencial teórico, materiais e método, resultados e conclusão. Nos dos relatos de experiências e apresentação de casos, são obrigatórias a caracterização do problema, a descrição, as lições aprendidas e as recomendações. Por fim, nos resumos de programa/projeto de extensão, devem constar título, coordenador, período de vigência, local de execução, justificativa, objetivo, metas, metodologia e atividades previstas.

A chefe da Enfermagem comunica que, pelo regulamento, é permitido aos autores inscrição, no máximo, de dois trabalhos, produzidos por até cinco pessoas, já incluído o autor principal e "a indicação do nome do relator e do orientador, se for o caso."

Os interessados em fazer a apresentação da produção acadêmica devem procurar a Divisão de Gestão de Pessoas do HUJBB, para preenchimento da ficha de inscrição e encaminhá-la à comissão organizadora, para o endereço eletrônico enfermagemhujbb01@gmail.com. Mais informações, pelo telefone: 91 - 3201-6668.

Texto: Edna Nunes - Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Arte:  Reprodução Google

Publicado em: 07.05.2017 10:00