Universidades paraenses ofertam 11,3 mil vagas via Enem 2017

Estão abertas as inscrições para a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O período ofertado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, iniciou-se nesta segunda-feira, 08 de maio, e se estende até às 23h59 do dia 19 de maio. A prova é utilizada como parte do processo seletivo de todas as universidades públicas do Pará que, juntas, prevêem a oferta cerca de 11,3 mil vagas este ano. Acesse aqui  o edital.

Podem participar da seleção estudantes que estejam cursando o Ensino Médio, que já tenham concluído ou que estejam em processo de conclusão. Segundo nota divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2016 o Exame registrou 9.276.328 inscrições, número superior ao registrado em 2015, quando participaram 8.478.096 estudantes.

Inscrições - As inscrições devem ser efetuadas somente por meio do site do Enem, na página do participante. Para se inscrever no Exame, é preciso ter em mãos RG, CPF e ainda informar um e-mail e celular para contato. Para acessar a página do participante, clique aqui.

No momento da inscrição, os candidatos também precisam indicar a opção de língua estrangeira escolhida e, ainda, a cidade onde farão as provas, agendadas para os dias 5 e 12 de novembro deste ano.

Novidades - Pessoas surdas ou que possuam deficiência auditiva devem anexar o laudo médico no ato da inscrição. Este ano, o Inep passa a oferecer uma terceira opção de auxílio para esses participantes: a Prova em Vídeo Libras. A novidade será ofertada em caráter experimental.

Outra mudança do Exame é o fim das emissões de certificado de conclusão do Ensino Médio. Segundo o Inep, poucos candidatos obtinham a nota mínima para o benefício. Desta forma, o certificado será emitido por meio da realização de outra prova de mesma competência, o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Isenção – Como nas edições anteriores, estudantes de escolas públicas que estejam concluindo o Ensino Médio serão isentos de forma automática. Assim como candidatos que fazem parte de famílias de baixa renda e não possuem condições de arcar com o valor da taxa, podem pedir isenção declarando carência.

Outra novidade nas isenções deste ano é que estudantes que fazem parte de famílias carentes, cadastradas no CadÚnico junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária, também receberão isenção da taxa, que este ano é referente a R$ 82,00. Para isso, o candidato precisa informar no ato da inscrição o número do Número de Identificação Social (NIS).

Provas – Este ano, a redação será aplicada no primeiro dia, junto com os cadernos de Linguagens e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia serão aplicados os cadernos de Matemática e ciências da Natureza e suas tecnologias.

As provas serão aplicadas no dia 05 e 12 de novembro. Os portões fecham às 13h pelo horário de Brasília. No primeiro domingo, a prova terá duração de 5h30 e no segundo dia, 4h30.

Enem no Pará – Todas as universidades públicas do Pará utilizam o Enem como parte ou único meio de avaliação nos processos seletivos para os cursos de graduação e isso significa que quem deixar de se inscrever no Exame perde a chance de concorrer a pelo menos 11,3 mil vagas no ensino superior público.

A partir deste ano, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) passa a utilizar o Enem como único critério de avaliação no Processo Seletivo (Prosel). O candidato deve prestar o Enem e também se inscrever no Prosel para concorrer à uma vaga na Uepa. Para 2017, a Instituição ofertou 1.851 vagas, distribuídas em 26 cursos de graduação, nos 20 campi da Uepa. Foram contabilizados 82.559 candidatos inscritos.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) também utiliza a nota do Enem no Processo Seletivo Regular (PSR) como única forma de avaliação. Em 2017, foram aceitas as notas do Enem de 2015 e 2016, considerando o exame de maior nota (redação e áreas temáticas), inclusive para o ingresso pelo sistema de cotas sociais e PcD. Foram ofertadas 1.028 vagas para 30 cursos sediados em Santarém. Além do PSR, a Ufopa também possui outros dois Processos Seletivos Especiais, um para indígenas e outro para quilombolas, que não utilizam a nota do Enem.

Na Universidade Federal do Pará (UFPA) somente no Processo Seletivo (PS 2017) foram ofertadas 7.404 vagas, distribuídas em 170 cursos e 19 cidades do Pará. O PS2017 registrou mais de 110 mil inscritos, um dos maiores números da história da Instituição.

Já a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) adota a nota do Enem como parte do processo seletivo. Em 2017, a Universidade ofertou 1100 vagas para 32 cursos de graduação, distribuídos nas cidades de Marabá, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia.

Serviço:
Prazo para as inscrições no Enem 2016
Período: de 8 a 19 de maio de 2017.
Informações e inscrições: Site do Enem

Texto: Informações do Inep/Mec e das Assessorias de Comunicação ou órgãos responsáveis por processos seletivos das universidades públicas do Pará citadas na matéria.
Arte: Divulgação

Publicado em: 08.05.2017 18:00