Belém é sede do Simpósio Internacional de Visão de Cores

Belém será a sede do <<19º Simpósio da Sociedade Internacional de Visão de Cores (ICVS)>>, no período de 27 a 31 de julho, no Hotel Crowne Plaza.  Pela primeira vez em um país latino-americano, o encontro reunirá cientistas internacionais das áreas de pesquisa e aplicação de oftalmologia, visão de cores e suas deficiências, além de profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação.
   Entre outras funções, a visão de cores apresenta três canais de informação: o primeiro canal é o das cores cinzas, brancas e pretas; o segundo canal, que corresponde à visão de quase todos os mamíferos, é o das cores azuis e amarelas; e o terceiro canal, desenvolvido pelos primatas superiores, é o dos verdes e vermelhos. Um cachorro, por exemplo, enxerga combinações de branco, preto, azul e amarelo. A visão dos primatas superiores, incluindo nós seres humanos, é uma intersecção desses três canais.
   <<Este último canal surgiu há aproximadamente 40 milhões de anos, o que coincidiu com a separação dos macacos do velho e do novo mundo>>, ressalta Luiz Carlos de Lima Silveira, pesquisador da UFPA e estudioso na área da visão de cores.
Entre os macacos do novo mundo, os platirríneos, há espécies que são naturalmente tricromatas, dicromatas ou monocromatas, além de várias que exibem polimorfismo nos genes que codificam os fotopigmentos. Já os catarríneos, os macacos do velho mundo, são todos tricromatas, sem polimorfismo.
   A maioria dos platirríneos vive na Amazônia, tais como o macaco-de-cheiro (Saimiri sp.) e o macaco-prego (Cebus sp.). A caracterização da visão destes macacos do novo mundo será tema de uma sessão especial no simpósio.
   Durante o evento, também serão abordados temas como fotorrecepção, circuitos retinianos, circuitos corticais e psicofísica da recepção, entre outros.

Sociedade Internacional de Visão de Cores
   A Sociedade Internacional de Visão de Cores (International Colour Vision Society, ICVS) é uma sociedade européia fundada há aproximadamente 40 anos. Tem como objetivo propiciar um espaço multidisciplinar onde pesquisas básicas sobre os mecanismos da visão de cores e pesquisas clínicas sobre as patologias e disfunções que acometem esse tipo de visão possam ser apresentadas e discutidas.
   A Sociedade mantém uma reunião bianual em locais escolhidos por seus membros. As últimas reuniões foram em Cambridge – Inglaterra (2001), Seattle – EUA (2003) e Lyon – França (2005). O simpósio da ICVS em Belém será o primeiro em um país subdesenvolvido.
Na UFPA, a unidade de referência para o evento é o Núcleo de Medicina Tropical, onde está a sede da <<Rede Instituto Brasileiro de Neurociência>>.
   Segundo Luiz Carlos Lima da Silveira, coordenador do evento, Belém tem um grande grupo de pesquisa na área da visão de cores, fato que, somado ao atual apelo ecológico, motivou a escolha de Belém como sede do simpósio.
   <<A realização pela primeira vez na história da ICVS do seu simpósio bianual no Brasil e na América Latina é o reconhecimento da importância dessa área de pesquisa em nosso país. Estamos esperando uma participação maciça por parte dos docentes, pesquisadores e estudantes>>, conclui o coordenador.
   Mais informações: www.ufpa.br/icvs2007 ou pelo fone 3241-0032, da coordenação do Núcleo de Medicina Tropical (NMT).

Texto: Augusto Rodrigues / Revisão: Brenda Taketa (Assessoria de Comunicação Institucional UFPA).
Publicado em: 25.07.2007 14:03