Casas estudantis da UFPA recebem novos moradores
Após realização de processo seletivo no início deste semestre, as Casas Estudantis da Universidade Federal do Pará ganharam novos moradores, em ação realizada pela equipe multidisciplinar da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst).
Processo misto- Com mais de sessenta anos de existência, a Casa de Belém abriu esse ano inscrição para estudantes dos gêneros feminino e masculino. Joseph Oppong, aluno do 5º semestre de Engenharia em Telecomunicação, vai ocupar uma vaga na moradia. Josep manifestou expectativas positivas quanto à integração com as moradoras mais antigas. “Estamos na Universidade não somente para receber um diploma, mas também para aprendermos a conviver juntos. Como estudante estrangeiro, já tenho experiência de moradia coletiva e acho que não terei problemas na casa.”
Convivência - Segundo o superintendente de Assistência Estudantil, professor José Maia Bezerra Neto, a ideia de abrir processo misto surgiu de demandas apresentadas pelos estudantes. O superintendente afirma que as demais moradias já funcionam harmoniosamente, com presença de ambos os gêneros, e que a Casa de Belém deverá seguir os mesmos parâmetros de excelente convivência entre alunas e alunos.
Acolhimento - Os novos alunos selecionados para as Casas participaram de técnicas de dinâmica de acolhimento com a equipe da SAEST composta por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Os estudantes moradores experimentaram atividades as quais permitiram a reflexão e discussão sobre convivência e solidariedade. A psicóloga Adriana Nascimento, esclarece que o acompanhamento dos alunos é permanente. “ Realizamos o acolhimento quando os alunos e as alunas chegam a casa, mas durante toda a permanência dos discentes, desenvolvemos atividades de orientação psíquico, social e pedagógico para que a moradia seja tranquila e contribua para o bom desempenho acadêmico dos estudantes.”
Castanhal –A Casa Estudantil do Campus de Castanhal também acolheu os novos moradores. Na última segunda-feira, 08 de maio de 2017, os antigos alunos e os que estão chegando participaram de atividades de integração. Durante o acolhimento, os alunos conheceram o regulamento das Casas e assinaram o termo de compromisso de cumprimento. A casa de Castanhal conta com estudantes oriundos dos municípios próximos que não podem arcar com despesas de moradia na cidade.
Identificação - Todos os estudantes que habitam nas casas estudantis da UFPA receberão uma carteirinha de identificação de morador para garantir a segurança e bem- estar dos alunos.
Texto: Ana Lúcia Oliveira - Comunicação SAEST / UFPA
Fotos: Divulgação
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária