Laboratório de Integração de Informações Agrárias é inaugurado na UFPA

O Projeto Laboratório de Integração de Informações Agrárias, Econômicas e Ambientais para Análise Dinâmica da Amazônia – IntegraData Amazônia foi inaugurado no prédio de Políticas Públicas da Universidade Federal do Pará, no último dia 3 de maio.

A cerimônia contou com a presença do Reitor da UFPA, professor Emannuel Tourinho, e do diretor geral do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, José Heder Benatti. Autoridades da área judiciária também compareceram: o juiz auxiliar da Corregedoria de Justiça das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça do Pará, José Cavalcante;   a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cível do Ministério Público do Estado do Pará, Sumaya Pereira; e o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, José Maria Lima. Também estiveram presentes o assessor chefe do Instituto de Terras do Pará, Celso Trierweiler; e o coordenador de Documentação e Informação Fundiária do Instituto de Terras do Pará, Edmilson Martins da Silva.

O laboratório inaugurado tem o objetivo de gerir e regular processos de desenvolvimento sustentável na Amazônia e desenvolver bases de integração de grandes massas de informação para suporte à pesquisa interdisciplinar. E sobretudo, apoiar instituições dos diferentes poderes, em diferentes níveis de governo, para pesquisar e melhorar a sustentabilidade na Amazônia.

O IntegraData Amazônia é formado pelo presidente Francisco Costa, e seus membros Girolamo Domenico Treccani, Eloi Luiz Favero e Aluizio Solyno.

SIG Fundiário - O Sistema Geográfico de Informações Fundiárias é um projeto anterior ao Integra Data Amazônia e funciona como plataforma, que faz parte do bancos de dados, com um grande número de informações fundiárias, desde a origem do patrimônio, até as diferentes destinações registradas nos órgãos de terra e em cartórios. O SIG Fundiário busca promover a troca de informações entre órgãos públicos estaduais e federais.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Adolfo Lemos e Marcê Novais