UFPA discute a disponibilização ao púbico da biblioteca de Roberto Santos

O Reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, reuniu-se nesta quarta-feira, 10 de maio, com o jornalista Paulo Santos, filho do professor Roberto Santos, e com o desembargador José Maria Quadros de Alencar, amigo da família, para discutir ações com vistas à disponibilização ao público do acervo de Roberto Santos. Participaram, também, da reunião os professores Horacio Schneider, pró-reitor de Relações Internacionais, e Marcelo Galvão Baptista, chefe de Gabinete da Reitoria.

A biblioteca do professor Roberto Santos, compreendendo mais de seis mil livros e documentos, foi doada à UFPA em junho de 2014. Até o momento, porém, ainda não foi disponibilizada para consulta pública. A guarda do acervo está agora sob a responsabilidade da Biblioteca Central da UFPA, para onde os livros estão sendo transportados esta semana, a fim de garantir melhor condição de conservação. O Reitor Emmanuel Tourinho elencou as alternativas com as quais a Instituição trabalha para efetuar aquela disponibilização e aguardará a manifestação da família sobre o assunto. Na reunião, houve consenso sobre a importância da disponibilização em ambiente da UFPA, no menor prazo possível, preferencialmente no Campus do Guamá, onde circulam, em maior número, os potenciais leitores. O jornalista Paulo Santos agradeceu a oportunidade de diálogo com a Universidade e as providências em andamento.

Ao final da reunião, o Reitor Emmanuel Tourinho manifestou ainda o interesse da UFPA em reeditar, por meio da Editora da UFPA, o livro História Econômica da Amazônia (1800-1920), de Roberto Santos. A obra, de referência para estudiosos do desenvolvimento da Amazônia, teve sua primeira edição em 1980 e encontra-se esgotada.

Roberto Araújo de Oliveira Santos – O professor ingressou na magistratura trabalhista, em 1963, com uma longa carreira, tendo chegado à Presidência do TRT-8ª Região. Foi um cientista do Direito, atuou, de forma distinta, como professor universitário, economista, pesquisador e escritor, tendo publicado as obras Introdução ao Direito Natural; Problemas do emprego em Belém; Leis sociais e custo da mão-de-obra no Brasil; Administração de salário na empresa; Curso prático de legislação social para empreendedores; A economia do Estado do Pará; História Econômica da Amazônia (1800-1920). Roberto Santos nasceu em 1932 e faleceu em 24 de junho de 2012.

Texto e foto: Divulgação / Reitoria

Publicado em: 10.05.2017 18:00