Roteiros Geo-Turísticos revela transformações do bairro Reduto
A Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA, por meio do Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo (GGEOTur) realiza, neste sábado, 13, mais uma edição do Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos. Com o tema “Percorrendo e Revelando Paisagens do Reduto. O Bairro Industrial da Belém da Borracha”, a programação deste fim de semana revela as mudanças espaciais ocorridas no bairro, através do tempo.
As inscrições para o roteiro são gratuitas. Os interessados na programação devem preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento.
De acordo com a coordenadora do Projeto, professora Goretti Tavares, a temática desta edição é muito importante, pois revela a efervescência de um bairro esquecido no centro de Belém. “É um roteiro que trata do Reduto, o bairro industrial do período da Borracha, trata da paisagem local, das vilas de operários e fábricas que existiam no bairro e da importância do canal do Reduto no início do século XX. O bairro do Reduto é invisível do ponto de vista turístico, mas muito importante economicamente”, completa a professora.
Percurso - A programação segue os seguintes pontos: Paratur; rua Gaspar Viana; Doca do Reduto; Vilas do Reduto; rua Municipalidade e seus novos usos; ruas Rui Barbosa, Ó de Almeida, Benjamim Constant e Aristides Lobo; Fábrica Phebo; Casario da rua Quintino Bocaiuva; rua 28 de Setembro e Doca de Souza Franco. A programação está prevista para ser iniciada às 8h30.
Os organizadores do Projeto recomendam que os participantes utilizem roupas adequadas para caminhada, pois o percurso será realizado a pé. O uso de capas de chuva também é recomendado, já que, em caso de chuva, o evento não será interrompido. A expectativa da organização é que a programação termine por volta de 12h.
Roteiros Geo-Turísticos - O Roteiros Geo-Turísticos é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, criado em 2011 e coordenado pela professora Goretti Tavares, coordenadora do Grupo de Pesquisa GGEOTUR-Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA. O objetivo é divulgar o patrimônio cultural, material e imaterial da cidade.
Atualmente, o Projeto já conta com quase 10 roteiros na capital. Em anos anteriores foram realizadas programações em outras cidades do interior do Estado, como Altamira, Marabá, Vigia, Ponta de Pedras e Cametá.
Serviço:
Roteiro Geo-Turístico – “Percorrendo e Revelando Paisagens do Reduto. O Bairro Industrial da Belém da Borracha”.
Data: 13 de maio de 2017
Horário: Saída do SeTur (antiga Paratur), às 8h30.
Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição (acesse aqui)
Informações: roteirosgeoturisticos@gmail.com.
Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária