Hospitais já vacinaram mais de mil trabalhadores, alunos e professores

O total de 1,21 mil trabalhadores, alunos e professores se vacinaram contra a gripe nos Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No Bettina, a ação ocorreu nos dias 4 e 5 deste mês, quando 255 pessoas foram imunizadas. No Barros foram 956 pessoas vacinadas, nos últimos dias 27 e 28 de abril. O Complexo se integrou à 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, do Ministério da Saúde, que termina no próximo dia 23. O Dia D de mobilização nacional para vacinação ocorre neste sábado, dia 13 de maio.

No Barros Barreto, a quantidade vacinada ficou em torno de 50% (956), abaixo do esperado, considerando que em 2016 foram 1.884 pessoas atingidas. O Barros estava com duas mil doses e não alcançou a meta por conta da Paralisação Nacional, ocorrida no último dia 28, que gerou interrupção no tráfego em vários pontos de Belém.  "A ação no hospital visou prevenir a forma grave de gripe, assim como das complicações que podem surgir pela doença", afirmou a chefa da Unidade de Vigilância e Saúde do HUJBB, Silvia Barros.

Quem se antecipou à vacinação foi a acadêmica de Medicina da UFPA e aluna do internato do HUJBB, Andressa de Azevedo. Ela soube no bloco cirúrgico da adesão do hospital à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, do Ministério da Saúde. "Por ser profissional da área da saúde tenho consciência da importância de participar da campanha e tomo a vacina desde 2011, por medida de prevenção e responsabilidade com os pacientes. Louvo a  iniciativa do hospital de fazer parte da ação, considerando a quantidade expressiva de pessoas que circulam na unidade", disse Andressa.

Outro que procurou se imunizar logo no primeiro dia foi o agente de serviços gerais Djalma dos Santos. "Porque é uma possibilidade de prevenção que eu não teria em outro local e isso é muito bom".

Já no Bettina Ferro, a Divisão de Enfermagem junto com a Unidade de Saúde do Trabalhador avaliou de forma positiva a campanha, pois conseguiu atingir 255 pessoas, dentre funcionários, gestores e bolsistas.

A enfermeira Cristine Bemerguy, organizadora da campanha no HUBFS, reforçou a importância do trabalho de mobilização para o sucesso da ação e destacou a adesão dos gestores como fator fundamental na conscientização dos funcionários.
"Houve explicação detalhada sobre a importância de se vacinar, tirando dúvidas sobre a vacina e incentivando cada trabalhador a perder o medo da vacina. Assim, o resultado final da campanha foi extremamente positivo, pois trouxe participação e conscientização sobre os benefícios da vacina principalmente para trabalhadores da saúde, considerados um grupo de risco", afirmou a enfermeira.

No Brasil - Faltando apenas 13 dias para o fim da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, segundo dados do Ministério da Saúde, até o último dia 8, apenas 218,3 mil brasileiros procuraram os postos de saúde no estado do Pará. O número representa 11,3% do público-alvo do estado, formado por 1,4 milhão de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. Em todo o país, apenas 13,5 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 27,5% do público-alvo, formado por 54,2 milhões de pessoas. A meta, neste ano, é vacinar 90% desse público até o dia 26 de maio, quando termina a campanha.

Para fortalecer a campanha, o superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, o médico e sociólogo Paulo Amorim, foi um dos que procuraram a equipe de enfermagem no primeiro dia da ação no Bettina. "É muito importante a imunização dos nossos funcionários, alunos e professores, considerando a prevenção da nossa saúde, do nosso bem estar. É importante essa medida para atendermos melhor aos nossos usuários, porque adoecidos não temos como ajudá-los", disse.

Texto e fotos: Cleide Magalhães, Edna Nunes e Silvia Giese - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

Publicado em: 10.05.2017 18:00