Progep realiza ciclo de palestra para a capacitação de servidores

Durante o ano de 2017 a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) ofertará aos servidores técnico-administrativos e docentes da UFPA um ciclo de palestras, que tem o objetivo de proporcionar a reflexão e o desenvolvimento da sua criticidade sobre temas de relevância para a otimização da gestão pública universitária.

A próxima palestra traz o tema “Clima e Comportamento Organizacional” e será realizada no dia 17 de maio, de 8h às 12h,  no Auditório do Capacit, pelo professor da Faculdade de Administração da UFPA, Carlos André Corrêa de Mattos.  O evento pretende proporcionar aos participantes um diálogo sobre aspectos do clima organizacional e suas influências para a organizações públicas e no comportamento dos servidores, com base nos estudos clássicos e contemporâneos sobre a temática e as diversas formas de realização de pesquisas de clima organizacional.

As palestras estão previstas no Plano de Ações de Capacitação (PAC) 2017/2018, que é um dos instrumentos da Política de Desenvolvimento de Pessoas (art. 5º Decreto 5.707/2006), fundamentado na lógica da gestão por competências e orientado para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das atividades dos servidores da Instituição.

A diretora de Desempenho e Desenvolvimento, Cleide Raiol, ressalta que as capacitações ofertadas no plano visam compatibilizar as competências individuais dos servidores às competências institucionais, promovendo-lhes o desenvolvimento profissional contínuo, com foco na efetividade do alcance dos objetivos e das metas da UFPA.

De acordo com Larissa Matos, técnica em assuntos educacionais da Progep, o evento é uma forma de estabelecer um debate entre Instituição e servidores. “O Ciclo de Palestra se propõe a ser um espaço de discussão de temas contemporâneos acerca da administração pública, especificamente, da gestão pública universitária. Temas identificados por meio da avaliação de desempenho dos servidores da UFPA”, destaca.

Inscrições - Os interessados em participar em quaisquer das palestras do ciclo devem realizar suas inscrições pelo SIGRH até um dia antes do evento, seguindo o caminho: Capacitação>Turmas>Consultar abertas. Para mais detalhes do passo-a- passo das inscrições basta consultar o Tutorial do SIGRH-Módulo Capacitação.

Programação - No mês de maio já foi realizada uma palestra, e para as próximas semanas estão previstas outras com os seguintes temas: Clima e Comportamento Organizacional; Proatividade no Trabalho; e O Papel do Gestor nas IFES; que serão ministradas, respectivamente, nos dias 17, 24 e 31 de maio. Já em junho os temas são: Como trabalhar em Equipe e Excelência no atendimento ao público, para o dia 07 e 14 de junho, consecutivamente.  As palestras ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 08h às 12h. O cronograma com todas as palestras previstas para os meses de maio e junho pode ser conferidos aqui.

PAC - O Plano Anual de Capacitação - PAC 2017/2018 foi construído com base nos dados contidos no relatório da Avaliação de Desempenho do ano de 2016.  Algumas temáticas avaliadas como prioritárias por gestores e servidores durante a avaliação foram transformadas em palestras que buscam abordar os pontos mais relevantes de cada assunto.

Serviço:
Ciclo de Palestras do PAC 2017/2018 –Maio/Junho
Maio:  17, 24 e 31/05/2017
Junho: 07 e 14/06/2017
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório Capacit - Campus Básico da UFPA
Mais informações: (91)93201-8092/8093 / E-mail: capacit@ufpa.br
Acesse o site da Progep ou siga a fanpage do Capacit.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação