Restaurante Universitário promove campanha contra o desperdício de alimentos
O total de 900k de alimentos é desperdiçado, por semana, nos Restaurantes Universitários da Universidade Federal do Pará (UFPA). A quantidade daria para alimentar 2.100 pessoas e economizaria 52 litros de água. Com o objetivo de reduzir o desperdício, a Divisão de Nutrição do órgão está promovendo uma campanha educativa denominada “Pensar, comer e conservar”, nas unidades dos campi Básico e Profissional no período de 08 a 19 de maio de 2017.
Pesquisa – A campanha foi baseada em pesquisa sobre a aceitabilidade do cardápio realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. Os resultados apontaram que 88% dos 59.506 participantes aprovam a qualidade da refeição. Segundo a coordenadora técnica do Restaurante Universitário, Ranilda Gama de Souza, a campanha tem o objetivo de sensibilizar os usuários para que solicitem no bandejão apenas a porção que vão consumir.
“ Já que a pesquisa demostrou que nosso cardápio tem aceitação da grande maioria que frequenta o restaurante, as sobras nas bandejas são porque a quantidade de comida é acima do que a pessoa necessita, por isso estamos pedindo que, ao passar pelo balcão, a pessoa faça sinal indicando para que o atendente coloque apenas o que deseja comer. Como nossa farofa é em regime de self-service, percebemos, também, muitas sobras de farinha, vamos conversar com os estudantes e servidores para que se sirvam somente do necessário”, afirma a coordenadora.
Sugestão - Além da orientação para reduzir o desperdício, as pessoas que frequentam o espaço estão preenchendo um questionário sobre os hábitos de consumo de alimentos no restaurante. Ainda fazendo parte da campanha, o público poderá fazer sugestão sobre o funcionamento dos restaurantes em urna exposta no salão de entrada.
Pensar antes de comer - Valmir Billy, estudante de Medicina considera a campanha relevante e diz que a quantidade desperdiçada é reflexo dos hábitos de consumo. “ Nós, alunos, não fazíamos ideia da quantidade de comida que se joga fora no restaurante. A campanha faz a gente pensar o quanto é importante evitar as sobras na bandeja. Temos que pensar antes de comer. Nossas maneiras de nos alimentarmos refletem o que pensamos, então temos que pedir somente aquilo que vamos ingerir.”
Economia - A campanha contra o desperdício envolve, também, os funcionários do restaurante para que evitem o desperdício de material de expediente, de limpeza e de suprimentos. Os trabalhadores irão receber treinamento para que se reduzam os desperdícios nas dependências internas.
No Campus Básico a campanha tem tido excelente aceitação da comunidade acadêmica. No período de 14 a 19 de março, a atividade será realizada na Unidade do Campus Profissional.
Texto: Ana Lúcia Oliveira - Comunicação SAEst/UFPA
Fotos: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária