Reitor da UFPA participa da Feira da Indústria do Pará

A Universidade Federal do Pará (UFPA) esteve presente na abertura da XII Feira da Indústria do Pará organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) entre os dias 03 e 07 de maio. A comitiva foi integrada pelo Reitor Emmanuel Zagury Tourinho, acompanhado pelo Assessor Especial da Reitoria, o professor José de Egypto Soares, e os pró-reitores de pesquisa e Pós-Graduação, professor Rômulo Simões Angélica; de Ensino de Graduação, professor Edmar Tavares da Costa; e de Extensão, professor Nelson José de Souza Júnior.

Durante a Feira, institutos e laboratórios da UFPA apresentaram suas experiências e resultados de pesquisas ao mercado, em um estande da Instituição. O Instituto de Tecnologia (ITEC), com o Laboratório de Engenharia Mecânica e de Eco-Compósitos, coordenado pela professora Carmen Gilda Barroso Tavares Dias, foi o que apresentou o maior número de experiências e pesquisas disponíveis para o mercado, na Feira da Indústria.

Outro projeto apresentado na Feira, o qual chamou bastante atenção, foi o da empresa “Ensolaris”, que é incubada na Agência de Inovação da UFPA, Universitec, com energia alternativa por meio da utilização de placas solares fotovoltaicas.

Para o Reitor Emmanuel Tourinho, “a presença da Instituição na Feira da Indústria demonstra o interesse na interação com o setor industrial, estimulando processos de inovação, com o apoio de pesquisadores e laboratórios da UFPA.”

A empresa NAYAH Sabores da Amazônia, que produz chocolates a partir de Amêndoas de Cacau e Cupuaçu 100% regionais, provenientes de comunidades produtoras do interior da Amazônia, realizou uma exposição dos seus produtos durante a Feira. A empresa é também incubada na Universitec, da UFPA.

Texto e fotos: Lucas Muribeca - Divulgação Universitec

Publicado em: 11.05.2017 18:00