Futura Faculdade de Música da UFPA lança logomarca

Como parte do projeto de extensão “Ciclo das Quartas”, a futura Faculdade de Música da Universidade Federal do Pará lançou, nesta quarta-feira, 10, a sua nova logomarca. Criada pelo professor do Curso de Licenciatura em Música, Filipe Leitão, a marca é uma representação da nova identidade institucional do curso de graduação em Música enquanto Faculdade, mudança que entrará em tramitação.

Estiveram presentes no evento, o Reitor Emmanuel Tourinho; a diretora do Instituto de Ciências da Arte, professora Adriana Azulay; a coordenadora do Curso de Licenciatura em Música e do projeto “Ciclo das Quartas”, professora Valéria Marques; o professor Ricardo Smith, co-produtor do projeto, além de professores do Curso, alunos e técnico-administrativos de diversos cursos da UFPA. Os participantes fizeram elogios à marca e expuseram a necessidade da afirmação da identidade do Curso de Música a ser abrigado na futura Faculdade de Música.

Em seu pronunciamento, o Reitor Emmanuel Tourinho firmou compromisso em oficializar a criação da Faculdade de Música. “Esse momento marca a história da Faculdade de Música de forma significativa. É muito importante que a comunidade acadêmica compartilhe desse sentimento”, declarou o Reitor.

De acordo com a professora Valéria Marques, o lançamento da nova marca é um importante momento simbólico para a comunidade acadêmica da Licenciatura em Música. “Assim nos vemos hoje, a partir de nossa história. Assim nos definimos, a partir de nossa trajetória. Assim nos projetamos para o futuro”, destaca a professora.

Nova marca - Os conceitos da nova marca da Faculdade de Música vêm de um planejamento estratégico realizado no final de 2016. De acordo com o professor Filipe Leitão, ela faz alusão às ondas sonoras, à tridimensionalidade, à música de forma geral, ao movimento de fluidez, à expressividade e à criação. Para conferir o vídeo de produção da marca, clique aqui.

Ciclo das Quartas - O “Ciclo das Quartas” é um projeto de extensão do Curso de Música, criado em 1998. Em todas as quartas-feiras, há um horário reservado para a participação de todos os professores e estudantes do Curso em atividades artísticas, culturais e acadêmicas promovidas pela equipe do projeto. Além da marca da Faculdade de Música, ontem também ocorreu o lançamento da logomarca do “Ciclo das Quartas”, criado pela equipe da Incubadora de Linguagens Digitais professora Samia Batista.

Nessa sessão, antes dos lançamentos das logomarcas, o Ciclo contou com apresentações musicais do CorUni, coro universitário, coordenado pela professora Cristina Owtake; “Bela, Bela”, composição dos estudantes da turma de 2016, realizada durante a disciplina Percepção Musical 2, sob a coordenação da professora Ana Margarida Camargo; “Scherzo Without Instruments”, obra para percussão corporal do compositor William J. Schinstine; música popular brasileira, com voz e dois violões; e da composição “Gypsy Song”, de autoria do discente Alex Willian, para violão e flauta transversal.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 12.05.2017 18:00