Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores começa nesta segunda-feira, 15

A fim de promover sessões técnicas, minicursos, painéis e debates, workshops, salão de ferramentas, palestras e tutoriais proferidos por convidados de renome internacional, entre os dias 15 a 19 de maio, em Belém, será realizado o XXXV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). Um evento anual realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC).

A organização da próxima edição está sob a responsabilidade da Faculdade de Computação e da Faculdade de Engenharia de Computação e Telecomunicações da Universidade Federal do Pará (UFPA). O SBRC ocorrerá no Hotel Princesa Louçã, localizado na Avenida Presidente Vargas, 882, no bairro Campina. Esta é a segunda vez que o evento será sediado em Belém.

Segundo Antônio Jorge Abelém, professor do Departamento de Informática da UFPA e coordenador do SBRC 2017, essa edição buscará contemplar diferentes temas dentro da comunidade de redes e sistemas distribuídos. Serão ofertados para os participantes, além de palestras, seis minicursos, oito workshops e tutoriais. Além do Workshop RNP (WRNP), que aproxima o público dos avanços tecnológicos e dos principais tópicos em discussão nas áreas.

SBRC – Realizado ao longo de mais de três décadas, o evento firmou-se como um dos mais importantes e concorridos, na área de redes de computadores. A importância do simpósio pode ser observada de acordo com o grande número de participantes e submissões de trabalhos nas suas diversas edições. Para saber mais sobre, clique aqui.

Objetivo – O Simpósio tem o intuito de promover debates sobre o estado da arte na área de redes de computadores e sistemas distribuídos; propiciar o intercâmbio de conhecimentos e a disponibilização das mais modernas tecnologias no setor para o público em geral; reunir a comunidade científica para a discussão das inovações tecnológicas; além de fomentar a formação de estudantes e profissionais em suas áreas de atuação.

Público-alvo – A audiência é composta por pesquisadores, professores e profissionais do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), bem como de áreas correlatas. Além de contar com a expressiva participação de alunos de pós-graduação e graduação de cursos da área. “A organização do SBRC no norte do Brasil será um celeiro de conhecimento e troca de experiências para alunos, professores e profissionais de TI da região que, historicamente, possuem dificuldades em viajar para outras regiões do país em busca de atualização profissional”, afirma o professor.

Importância – O evento busca integrar o público com temas que sejam do interesse de estudantes que ainda não estão sendo contemplados nas universidades. “O SBRC tornou-se o mais importante evento científico nacional e sul-americano sobre redes de computadores e sistemas distribuídos, e um dos mais concorridos na área de ciência da computação”, conta o professor Antônio Abelém.

Inscrições – Aqueles que estiverem interessados em participar do evento devem preencher o formulário de inscrição online da SBC aqui. Mas, agora, as inscrições só poderão ser pagas no local do evento. Os estudantes devem apresentar o atestado de matrícula para terem direito aos valores reduzidos. Confira os valores e demais informações sobre as inscrições aqui.

Serviço:
Datas: 15 a 19 de maio.
Local: Hotel Princesa Louçã, Avenida Presidente Vargas, 882, bairro Campina.
Inscrições: Formulário de inscrição aqui.
Valores e demais informações aqui.
Mais informações: 91 3228-4893 / 91 98218-5220 ou pelo E-mail contato.sbrc2017@gmail.com

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 12.05.2017 18:50