Arquitetura na Amazônia é tema de seminário na UFPA

Visando promover troca de conhecimentos, o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) organiza Seminário Arquitetura na Amazônia – Construindo Processos e Desconstruindo Mitos, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de maio. O evento terá como convidado o professor titular da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor associado em licença da Universidade do Texas, Fernando Luiz Lara. Ele realizará uma conferência na terça-feira, dia 16 de maio.

Para a realização do Seminário, três laboratórios do PPGAU estão à frente da organização. O Laboratório de Historiografia da Arquitetura e Cultura Arquitetônica (LAHCA), coordenado pela professora Celma Chaves Pont Vidal; o Laboratório de Memoria e Patrimônio Cultural (LAMEMO), sob coordenação da Profa. Cybelle Salvador Miranda, e pelo Laboratório Espaço e Desenvolvimento Humano (LEDH), coordenado pela Profa. Ana Klaudia Perdigão.

Programação – A professora Celma Chaves informa que, a partir das 14h do dia 15, o evento será aberto com a apresentação de mestrandos e mestres do programa. “Às 17h, ocorrerá a abertura de duas exposições no hall da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A conferência do professor será na terça, às 9h, no auditório da sede do Programas de Pós-Graduação do ITEC (PPGITEC).”

Tema – Celma diz que orientandos e ex-orientados das professoras organizadoras do evento realizarão uma abordagem sobre suas dissertações. Algumas, já concluídas. “Trata-se de uma aproximação às questões históricas, de patrimônio e projetual no âmbito da arquitetura amazônica, particularmente a arquitetura em Belém, relacionada ao pensamento teórico e metodológico da América Latina.”

Objetivo – Segundo a professora Celma Chaves que coordena o LAHCA, além de construir um campo de trocas de conhecimentos, o evento objetiva consolidar o trabalho desse grupo de pesquisa no PPGAU, por meio de suas áreas temáticas. A professora Ana Kláudia Perdigão, coordenadora do LEDH, informa que “O grupo de áreas temáticas envolve as áreas de História da Arquitetura, Patrimônio e Projeto Arquitetônico, pautadas tanto na subjetividade como na objetividade relacionadas ao ambiente construído.”

Importância – A professora Cybelle Miranda, coordenadora do LAMEMO, também conta que a vinda do professor Fernando Lara é uma demonstração do esforço que o Grupo Arquitetura: Memória, História e Projeto tem realizado “no sentido de estabelecer parcerias com outras instituições no Brasil e no exterior, contribuindo para a consolidação da pesquisa em Arquitetura na Região.”

Exposições – As exposições do Seminário abordarão dois temas: uma será sobre a Arquitetura Moderna na América Latina; e a outra, intitulada “Casas Exumadas”, apresenta residências em Belém a partir de pesquisa realizada pelo arquiteto Jeová Barros, egresso do PPGAU, que explica: “dentre as unidades pesquisadas e que serão expostas nos painéis tem-se mais de 50% demolidas. O resto ou está adulterado ou em ruínas.”

Convidado – Crítico, pesquisador e educador, autor de premiados livros, Fernando Luiz Lara é um arquiteto brasileiro. Ele foi formado pela UFMG e é PhD pela Universidade de Michigan. Ex-diretor do Centro de Estudos Brasileiros do Lozano Long Institute of Latin American Studies. Lara escreve sobre questões relativas ao ambiente construído na América Latina.

Público-alvo e Inscrições – A programação tem o intuito de contemplar os estudantes do PPGAU e da Faculdade de Arquitetura. No entanto, o evento é aberto para todos os que se interessarem. As inscrições devem ser realizadas na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Texto: Andre Gomes - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 12.05.2017 17:50