UFPA e Estado inauguram Laboratório da Qualidade do Leite

Mais um laboratório de pesquisa e tecnologia passa a compor a estrutura do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá), instalado no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. O Laboratório da Qualidade do Leite é o primeiro do gênero na região Norte do País e permitirá que amostras do produto sejam analisadas de maneira mais rápida e eficiente, ajudando no controle e na certificação da qualidade da matéria-prima que é produzida no Estado.

A nova unidade do PCT-Guamá foi inaugurada nesta sexta-feira, dia 11, em solenidade que reuniu autoridades do governo do Estado, representantes da Administração Superior da UFPA, da UFRA e da UEPA, da Embrapa, além de pesquisadores, professores e alunos.

Segundo o governador Simão Jatene, o laboratório tem capacidade para atender não só o Pará, mas todos os estados da região da Amazônia. O objetivo é alavancar a cadeia produtiva e verticalizar a produção leiteira. “Esse laboratório vem suprir uma lacuna que era sonho de muitos, porque vai permitir com que a gente ganhe qualidade não só no leite, como nos produtos derivados do leite e com isso possa ter maior agregação de valor, melhor preço, melhor renda, melhor remuneração”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que a iniciativa só foi possível com as parcerias firmadas com as outras instituições. “Todas as instituições juntas não só diminuem custos como melhoram a qualidade do que é ofertado, porque cada uma delas tem um saber acumulado que não pode se perder”, completou.

O Laboratório é resultado de um esforço conjunto do governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), que investiu mais de R$ 2,3 milhões na implantação do espaço. Também contou com o apoio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), que adquiriu os mobiliários, e do governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa), responsável pela aquisição dos equipamentos de diagnóstico. A coordenação é de responsabilidade da Profa. Luiza Muller, do Programa de Pós-Graduação de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Transferência de conhecimento - Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o PCT-Guamá é uma estrutura que permite uma interação mais intensa da expertise acadêmica e científica com o setor industrial do Estado. Essa relação favorece o desenvolvimento de negócios que podem gerar renda e riqueza, aproveitando todo o potencial da Universidade.

Na parte acadêmica, os alunos de graduação e da pós-graduação de engenharia de alimentos e de outras áreas relacionadas também poderão desenvolver suas atividades de pesquisa, utilizando a infraestrutura do Laboratório.

“Este Laboratório da Qualidade do Leite, em particular, vai servir duplamente à sociedade. Como espaço de transferência de conhecimento para a indústria de leite e de laticínios, vai poder certificar produtos da nossa indústria, abrindo novos mercados. Ao mesmo tempo, será um espaço pra formação de novos alunos engenheiros, mestres e doutores em tecnologia de alimentos. O laboratório será dirigido por um grupo altamente qualificado, com reconhecimento nacional e, que certamente, vai fazer um trabalho de excelente nível, prestando um serviço  que vai impulsionar a indústria local”, ressaltou o reitor.

De acordo com a coordenadora do Laboratório, Luíza Helena Meller, o processo de certificação da matéria-prima ocorrerá com a avaliação da qualidade da cadeia leiteira, realizada através das análises que são solicitadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e com o credenciamento do laboratório na Rede Brasileira da Qualidade do Leite. “Além disso, pela expertise do Laboratório, vamos desenvolver trabalhamos na parte de treinamento, desenvolvimento de produtos e de processos regionais vinculados a esses produtos”, disse.

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes