UFPA oferta auxílio moradia para indígenas, quilombolas e populações tradicionais

A reitoria da Universidade Federal do Pará por meio da Superintendência de Assistência Estudantil, em parceria com a Assessoria para a Diversidade e Inclusão Social, lançou nesta sexta-feira, 12 de maio de 2017, no auditório do IEMCI, edital para concessão de auxílio moradia para estudantes indígenas, quilombolas e integrantes de populações tradicionais. Acesse o edital.

A cerimônia de lançamento contou com as presenças do Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; do superintendente de Assistência Estudantil, professor José Maia Bezerra Neto; da assessora para a Diversidade e Inclusão Social, professora Zélia Amador de Deus; do representante dos estudantes indígenas, Raimundo Tembé; e do representante dos estudantes quilombolas, Carlos da Silva Viniz.

Inclusão - Segundo o Reitor Emmanuel Tourinho, a iniciativa é um passo importante nas políticas de ação afirmativa que a Universidade tem desenvolvido para essas populações com o objetivo de garantir ingresso e a permanência de alunos indígenas, quilombolas e de populações tradicionais. “Hoje, nós já temos programas que garantem o acesso por meio de processo seletivo especial que reserva vagas para estes estudantes, mas ainda há uma grande dificuldade de eles permanecerem na UFPA, pois muitos têm dificuldades financeiras para se manter.”

“Com este edital, resultante de um trabalho em conjunto da Assistência Estudantil e da Assessoria para a Diversidade e Inclusão Social, o que nós esperamos é dar condições para que um número maior de alunos, além do acesso à Universidade, possam, também, permanecer e concluir com sucesso os seus cursos”.

Auxílios - O edital está ofertando 250 auxílios no valor de R$ 400,00 distribuídos em 100 para discentes indígenas, 100 para discentes quilombolas e 50 para discentes de populações tradicionais. Os auxílios são destinados a estudantes de cursos de graduação presencial, nas modalidades extensiva regular e intensiva intervalar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cursando prioritariamente a primeira graduação e que se encontrem sem condições financeiras de arcar com o custo de moradia fora de seu local de origem.

Como participar - Para solicitar a inscrição no auxílio, o estudante pode acessar o sistema online no período de 14h do dia 12 de maio de 2017 até às 17h do dia 09 de junho de 2017.

Durante o lançamento do edital, o representante dos estudantes quilombolas, Carlos da Silva, manifestou-se agradecendo à Universidade pela ação e afirmou que faz pouco tempo que populações quilombolas e indígenas estão inseridas na UFPA. “Antes éramos objetos de pesquisa na Instituição, hoje, por meio de muita conversa e ações como este edital, encontramos apoio e nós estamos aqui agora para estudar”, afirmou o estudante.

Texto: Ana Lúcia Oliveira - Assessoria de Comunicação SAEST/UFPA
Fotos: Adolfo Lemos