UFPA debate interdisciplinaridade em universidades de excelência

Representantes de instituições brasileiras de ensino superior participam nesta segunda-feira, dia 15, do Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência, promovido pelas Pró-Reitorias de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). O evento tem como objetivo discutir avanços, resultados, desafios e perspectivas da interdisciplinaridade e inovação no ensino, pesquisa e extensão.

O evento tem como expectativa promover entendimentos e reflexão sobre teorias e práticas interdisciplinares, que ampliem o diálogo entre variadas áreas de conhecimento, favoreçam a renovação de práticas pedagógicas, científicas e profissionais, estimulem a inovação, e consequentemente, contribuam para o desenvolvimento de Universidades de Excelência.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está entre as instituições participantes do debate, representada pelo Reitor Emmanuel Tourinho, que participará de uma mesa-redonda, cujo tema trata sobre a “Interdisciplinaridade e inovação na Graduação em Universidades de Excelência”.

Avanços e desafios - Desde a criação da Grande Área Multidisciplinar na Capes, em 1998, tem havido importantes avanços rumo à consolidação da interdisciplinaridade em universidades brasileiras. Entretanto, apesar dos avanços, ainda são encontrados na comunidade acadêmica e científica hábitos enraizados na tradição disciplinar, muitas vezes limitando suas contribuições à ciência, o que demanda aperfeiçoamentos e mudanças na produção de conhecimento, implicando tanto transformações individuais, como institucionais, essenciais para a construção de ambientes de inovação.

O Encontro se propõe a refletir sobre o desafio de construir, com a comunidade acadêmica e científica – envolvendo universidade, governo, empresa e sociedade civil –, respostas para demandas da sociedade, gerando conhecimentos que contribuam para o equacionamento e solução de problemas e oportunidades, indicando novas possibilidades com relação ao pensar, organizar e produzir ciência em universidades interessadas em excelência.

Programação – Para a solenidade de abertura, foram convidados: o reitor da USP, Marco Antônio Zago; do presidente da Fapesp, José Goldemberg; e do diretor do IEA, Paulo Saldiva. A programação do Encontro é formada por painéis e mesas-redondas. A apresentação do primeiro painel tem como temática “Ensino, Pesquisa e Extensão: Fundamentos para o desenvolvimento de Universidades de Excelência no país”.

Na sequência, ocorrerá a mesa-redonda que discutirá a “Interdisciplinaridade e inovação na Graduação em Universidades de Excelência, tendo como participante nas discussões o Reitor da UFPA, professor Emmanuel Zagury Tourinho. A segunda mesa-redonda abordará a “Interdisciplinaridade e inovação na Pós-Graduação em Universidades de Excelência", e a terceira mesa-redonda será sobre “Interdisciplinaridade e inovação na Pesquisa em Universidades de Excelência”. A quarta e última mesa-redonda discutirá a “Interdisciplinaridade e inovação na Extensão em Universidades de Excelência”.

As discussões encerram-se com a apresentação do painel “Rumos da Universidade Brasileira: desafios e perspectivas para consolidação da interdisciplinaridade e inovação em Universidades de Excelência”.

Texto: Ascom-UFPA (com informações da Universidade de São Paulo-USP)
Foto: Reprodução / Google

Publicado em: 15.05.2017 18:00