Grupo de Estudos discute o combate à violência contra crianças e LGBTs

Com o objetivo de problematizar o enfrentamento das violações de direitos humanos e sexuais de crianças, adolescentes, jovens e LGBTs sob o olhar interdisciplinar, nesta sexta-feira, 19, das 8h às 18h, ocorre o IV Seminário Empoderamento Para o Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e o III Simpósio Educação Como Possibilidade de Resistência a Violência Contra Pessoas LGBT. Os eventos serão realizados no Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED), no Campus Profissional da UFPA.

O Simpósio e o Seminário estão sob organização do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (Grupo Includere) e o Programa de Educação Tutorial – PET Interdisciplinar Pedagogia.

Tema – Os eventos, este ano, trazem o tema “Direitos Humanos e Sexuais de Crianças e Adolescentes: A Escola e a Produção de Estratégias de Luta em Tempos de Ataque à Democracia”. A intenção é debater políticas e práticas para o enfrentamento dessas violações de direitos humanos e sexuais de crianças, adolescentes e jovens.

Objetivo – Os organizadores buscam promover a reflexão sobre os desafios para a garantia e promoção da cidadania e direitos humanos. Além de dar visibilidade às datas alusivas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e ao combate à LGBTfobia. Dessa forma, oportunizando a socialização de pesquisas e experiências sobre o combate à violência contra menores e o enfrentamento do preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais e transexuais.

Programação – Pela parte da manhã será realizada uma mesa-redonda intitulada “A Escola como Espaço de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e à Violência LGBTfóbica”, que contará com as participações dos professores Genylton Rocha e Sandra Karina Barbosa. No turno da tarde, o público poderá participar de um dos minicursos ofertados.

Minicursos – Entre os minicursos ofertados estão: “Indicativos e encaminhamentos pedagógicos para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”, facilitado pelo professor Wilson Cesár Nascimento da Silva; “Práticas Educativas no espaço escolar para o enfrentamento à violência contra a população LGBT”, com a professora Nádia Andrade Carvalho.

As inscrições podem ser realizadas pelo site ou no dia do evento.

Serviço:
Local: Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED), no Campus Profissional da UFPA.
Data/Horário: 19 de maio / 8h às 18h
Inscrições e mais informações, clique aqui.

Texto: André Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 16.05.2017 18:00