Semana da Enfermagem no Barros desperta para os desafios das boas práticas

A Semana de Enfermagem da Unidade João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), encerrou-se na manhã desta terça-feira, 16, com a participação da chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Tereza Raquel Alencar, que palestrou sobre os desafios na construção de boas práticas da área profissional. A programação mobilizou toda a equipe de enfermagem do HUJBB e de outras organizações de saúde e ensino. A abertura, ocorrida no último dia 12 de maio, teve a participação do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira Silva, representante do reitor Emmanuel Tourinho, e do superintendente do Complexo, Paulo Roberto Amorim.

O vice-reitor ressaltou a satisfação em estar no evento, sobretudo, pela dinâmica que os hospitais do Complexo, Bettina Ferro e Barros Barreto, representam à sociedade paraense. Para ele, por atuar na saúde um conjunto de categorias, é necessário um esforço para entender que todos os atores são importantes e que se completam, na medida em que estão interligados um ao outro. "Portanto, entendo que os enfermeiros têm uma liga especial nesse processo, por estarem na ponta do dia a dia dos sujeitos", disse.

Para ressaltar o papel da enfermagem em sua vida profissional, o superintendente Paulo Amorim fez um relato histórico da sua experiência junto ao corpo da enfermagem. "Como cirurgião e, agora, gestor da saúde desde 2002, trabalhar com os enfermeiros sempre foi muito positivo, porque por onde passei e até o momento encontro enfermeiros maravilhosos e marcantes. Por isso, presto minha homenagem à professora Elaine de Souza, pessoa de tanta luta e brilhantismo, e agradeço a todos vocês presentes (profissionais da enfermagem), porque a gestão hospitalar só é melhor desenvolvida se estiver afinada com esse grupo", afirmou Amorim.

Boas práticas - Todo a semana foi pontuada no tema "Segurança do paciente e as boas práticas de enfermagem", sob a coordenação geral da chefe da enfermagem do HUJBB, Elaine Regina Corrêa de Souza. Ela esclareceu que para concretizar essa temática no HUJBB é fundamental aderir à campanha nacional: "Adorno Zero", para garantir a segurança do paciente e do trabalhador, o que, na opinião dela, é possível a partir de mudança de atitude, com o objetivo de evitar riscos de contaminação.

A chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Tereza Raquel Gomes de Alencar, fechou a série de palestras do evento na manhã desta terça-feira, 16. Ao abordar os desafios na construção de boas práticas de enfermagem, ela reiterou a importância do assunto, certa de que é uma pauta a ser debatida continuamente junto às equipes de enfermagem de todas as instituições hospitalares.

Ela informou que no Maranhão se trabalha com metas a serem seguidas e indicadores que precisam ser acompanhados e que "gera mudanças nas nossas práticas, que estão em sintonia com a política governamental". Como exemplo disto, citou o modelo assistencial de referência, forma de organizar a equipe de enfermagem para dar um cuidado centrado no paciente, assim como o monitoramento dos indicadores, para realização de análises clínicas na busca de verificar impacto na qualidade do serviço.

Após a palestra de Tereza Raquel, foram realizadas apresentações de trabalhos científicos de alunos e profissionais do Complexo Hospitalar de outras instituições de ensino e hospitalares.

Texto: Edna Nunes - Ascom Complexo Hospitalar da UFPA
Fotos: Cleide Magalhães e Edna Nunes