Reitor recebe a visita de embaixador da Argélia no Brasil
Na tarde desta quarta-feira, 17, o Reitor da Universidade Federal do Pará, professor Emmanuel Tourinho, recebeu a visita do embaixador da República Democrática e Popular da Argélia no Brasil, Toufik Dahmani, que estava acompanhado do secretário Chafik Mohammed Kellala e do professor do Instituto de Geociências (IG/UFPA), Maamar el Robrini. O grupo discutiu estratégias de cooperação acadêmica entre a UFPA e as universidades da Argélia.
O embaixador da Argélia no Brasil está em Belém desde a segunda-feira, 15, e já havia se reunido com representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Belém e da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), antes de se encontrar com o Reitor da UFPA. O objetivo do governo argelino é firmar acordos de cooperação, não só na área econômica, mas também na área científica.
Multicampi – Entre as principais características da Universidade, o Reitor destacou a presença da UFPA em doze campi, bem como a maior estrutura de ensino, pesquisa e extensão entre as instituições da Amazônia brasileira e da Pan-Amazônia. Tourinho lembrou, ainda, que a UFPA conta com 81 programas de pós-graduação, 40 dos quais com a oferta de mestrado e doutorado. “Dos mais de 50 mil alunos da UFPA, em torno de 10 mil são estudantes de pós-graduação”, disse.
“Pela qualidade das pesquisas desenvolvidas, é importante intensificar a cooperação internacional, enviando pesquisadores paraenses para o exterior e, também, recebendo estudantes e pesquisadores estrangeiros”, comentou. Emmanuel Tourinho informou que a pós-graduação da UFPA está aberta a alunos estrangeiros.
Intercâmbio – Um programa já consolidado para a recepção de alunos estrangeiros na UFPA é o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) desenvolvido pelo Ministério da Educação, que seleciona estudantes de outros países, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no Brasil.
Outra forma de intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros ocorre por meio de programas de doutorado sanduíche, cujo objetivo é apoiar os estudantes formalmente matriculados em curso de pós-graduação no Brasil em aprofundamento teórico e/ou metodológico em universidades no exterior.
Independentemente do estabelecimento de acordos de cooperação, o Reitor sugeriu que fossem desenvolvidas atividades de divulgação na UFPA da cultura argelina. “Talvez o maior desafio que o mundo enfrenta, atualmente, seja o entendimento e a integração entre povos de culturas diferentes. Daí a importância de estabelecermos relações de cooperação e parceria entre o Brasil e a Argélia”, concluiu Tourinho.
Texto: Thaís Braga – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária