Visão de cores é tema de simpósio internacional em Belém

O 19º Simpósio da Sociedade Internacional de Visão de Cores (ICVS) foi aberto com a presença de Regina Feio, vice-reitora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ilma Ferreira, representante da Universidade Estadual do Pará (UEPA), João Crisóstemo, representante do Governo do Estado e de Joel Pokorny, presidente da ICVS, é a primeira vez que o encontro acontece em um país considerado subdesenvolvido.O evento reúne cientistas, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação de todo o mundo, que vão discutir avanços e novidades nas áreas de pesquisa, aplicação de oftalmologia, visão de cores e suas deficiências.
   O Simpósio da ICVS ocorre de dois em dois anos e, nesta 19ª edição, é mais um evento integrante da programação em comemoração aos 50 anos da UFPA. Na ocasião da abertura, a vice-reitora, Regina Feio, homenageou o presidente da ICVS e a comissão organizadora do evento agraciando-lhes com as medalhas alusivas aos 50 anos da UFPA. “Nada acontece por acaso no mundo da Ciência. O fato de a Universidade ter 50 anos e estar atingindo um alto grau de desenvolvimento científico coincide, entre aspas, com o fato de existirem grupos de pesquisa importantes na UFPA, que têm atraído simpósios e outros eventos deste tipo para a cidade”, declarou Luiz Carlos Lima da Silveira, coordenador do evento.
   Dora Ventura, representante da comissão organizadora do simpósio, deu boas-vindas aos participantes e mostrou dados sobre Ciência e Tecnologia no Brasil. Segundo a pesquisadora, a participação brasileira nas pesquisas das mais diversas áreas representa hoje 1,6% da produção mundial. O dado de 2005, ainda é baixo, mas representa um avanço se comparado ao 0,2% que o país produzia dez anos antes.
   Ventura mostrou ainda a distribuição da produção científica dentro do Brasil. As estatísticas mostram que 90% desta produção ocorrem nas universidades públicas. A região Norte é a mais tímida, representando apenas 2% das pesquisas, contra 72% da Sudeste. As regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste representam 14%, 5% e 4%, respectivamente.
   O evento vai até o dia 31, no Hotel Crowne Plaza, em Belém, e é realizado pela ICVS em parceria com o Núcleo de Medicina Tropical (NMT) da UFPA. Na UFPA, a unidade de referência para o evento é o Núcleo de Medicina Tropical, onde está a sede da “Rede Instituto Brasileiro de Neurociência”. Para Luiz Carlos, Belém tem um dos grandes grupos de pesquisa na área da visão de cores, fato que, somado ao atual apelo ecológico, motivou a escolha de Belém como sede do simpósio.

Sociedade Internacional de Visão de Cores - A Sociedade Internacional de Visão de Cores (International Colour Vision Society, ICVS) foi fundada há aproximadamente 40 anos na Europa. A Sociedade tem como objetivo propiciar um espaço multidisciplinar para a discussão de pesquisas sobre os mecanismos da visão de cores e pesquisas clínicas sobre as patologias e disfunções que acometem esse tipo de visão.

Mais informações -  www.ufpa.br/icvs2007

Texto: Iris Jatene (Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA)

Publicado em: 28.07.2007 00:33