Propesp aprova minuta da Resolução que reconhece as COREMEs e COREMUs

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (Propesp/UFPA) apresentou, nesta quarta-feira, 17, a minuta da Resolução que reconhece a existência das Comissões de Residência Médica (COREME) e de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMUS) como parte da estrutura organizativa da Universidade. O documento também sugere a instalação do Fórum de Residências, com instância consultiva e de debate.

A reunião foi aberta pelo reitor Emmanuel Tourinho, que deu as boas-vindas aos participantes. O encontro teve a presença de diretores de institutos ligados a programas de residências, de hospitais e dos complexos hospitalares, bem como de representantes das Secretarias de Saúde Municipal e Estadual, chefes dos programas de residências, residentes, tutores, preceptores e pessoas envolvidas com a regulação da residência dentro da UFPA.

Após as apresentações dos participantes, o diretor de capacitação da Propesp, professor Amauri Gouvêia, levantou alguns tópicos para a discussão em plenária, como a integração das Residências dentro dos cursos de especialização Lato Sensu. “A residência é um tipo de especialização lato sensu em serviço, mas ela foi modelada ao longo de muitos anos para ocorrer com base no cenário de práticas em saúde, como nos hospitais e nos centros de saúde. Ela foge um pouco da lógica que nós, normalmente, temos na Universidade, na qual tem muita aula e principalmente atividade. Isso permite que possamos integrá-la aos programas de pós-graduação.”

Segundo Amauri Gouveia, a minuta da Resolução será encaminhada aos participantes da reunião. Eles terão até o dia 10 de julho para apresentação de novas sugestões. Após a consolidação do documento, este será encaminhado à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG) para apreciação e, depois, para o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) para regulamentação.

“A Resolução está sendo construída de maneira orgânica e participativa com todas essas  pessoas. Não é somente um ato da administração. É um ato que sumariza os ensejos dessa comunidade envolvida com essas residências”, afirmou Gouveia.

Com a regulamentação da Resolução, a expectativa da Propesp é promover o primeiro Fórum de Residência em agosto de 2017. A proposta é realizar o encontro uma vez por ano.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes