Casa Brasil-África e Prointer comemoram Dia Mundial da África

A data de 25 de maio é o Dia Mundial da África, e a Associação de Estudantes Estrangeiros da UFPA (AEE-UFPA), juntamente com a Casa Brasil-África e Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), convidam toda a comunidade da UFPA e de Belém para participar das comemorações que envolvem a data. A programação ocorre nos dias 25 e 26 de maio.

Os festejos serão feitos em torno do projeto “A África que você não conhece”, que, segundo Lillian Spencer e Israël Hounsou, tem como objetivo geral, juntar paraenses, africanos de diferentes países e afrodescendentes em torno de diversas atividades. A data tem grande relevância para os africanos, por relembrar a memória coletiva dos povos daquele continente e por promover a unidade e solidariedade entre estados africanos na luta por políticas que os consolide como nações independentes de fato dos efeitos pós-coloniais.

Tendo em conta a vasta quantidade de informação que a África traz consigo, que ainda surpreende inclusive os africanos, é preciso parar de condensar e homogeneizar o continente como se fosse uma coisa só, para entender a grande variedade e diferença entre os países que compõem a África.

“A África que você não conhece” apresenta uma abordagem mais realista e atual de assuntos da África, feita por estudantes africanos, que contam suas vivências de suas perspectivas sobre o continente. O evento de dois dias é gratuito e conta com uma programação diversa com uma palestra, uma mesa-redonda, uma roda de conversa, além de oficinas de aspectos culturais e um festival de culinária africana. Não é necessária prévia inscrição. A programação é aberta ao público, mas as oficinas custam uma taxa de 5 reais, pagos na hora do evento.

Programação - O primeiro dia de evento, 25 de maio, começa às 14h, com oficinas de Tranças e Turbantes na sala de audiovisual do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Em seguida, no Auditório Setorial Básico 1, ocorre a Mesa de Abertura, composta pelo Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; pelo pró-reitor de Relações Internacionais, Horácio Schneider; pela assessora para a diversidade e inclusão social, professora doutora Zélia Amador de Deus; e pelo Coordenador da CBA, professor doutor Hilton Pereira da Silva. Ainda no Auditório, às 16h30, ocorre a palestra “O Processo de Internacionalização e o acolhimento dos estudantes estrangeiros na UFPA”, ministrada pelo vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Silva. O dia seguinte, assim como o primeiro, é repleto de palestras, oficinas, dança, música, mesas-redondas e rodas de conversa (ver a programação completa aqui).

Para encerrar com chave de ouro, na sexta-feira, dia 26, a partir das 22h, será realizada a Festa Africana no clube “Baron Club”, na avenida Nazaré, com um show da banda “Dois Africanos” e Zimba Groove. Os ingressos para a festa são vendidos antecipados (R$15,00) ou na hora (R$25,00). Interessados podem clicar aqui.

Objetivo, importância e expectativas - Segundo o presidente da AEE, Israël Hounsou, o evento visa apresentar uma nova visão do continente africano para o público: “É um evento para mostrar a cultura africana. Para mostrar que lá não é só fome e guerra, como muitos pensam. Lá tem cultura, alegria e diversidade também”. Além disso, para ele, a interação com o público faz parte da importância do evento: “Nós esperamos o maior público possível, para mostrar a África além de estereótipos. Queremos entrar em contato com a comunidade estrangeira da UFPA, com os brasileiros, paraenses indígenas, e principalmente com a comunidade negra daqui.”

Dia Internacional da África - Criado em 1863, o dia celebra a luta africana por emancipação e marca o aniversário da criação da Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia. A data, também conhecida como Dia da Libertação da África. Para Israël Hounsou, "é a celebração da nossa luta. Lá na África é feriado, é dia de comemoração. Organizamos festas, palestras, tudo para mostrar diversidade”.

Aqui, o dia vai ser comemorado, mais uma vez, com muita festa e aprendizado.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes