Casa de Estudos Germânicos debate obra de Clarisse Lispector

A Casa de Estudos Germânicos (CEG) da UFPA, por meio do projeto Littera (Literaturas Germânica e Brasileira), realiza, nesta quarta-feira, 24 de maio, o minicurso “O anti-fluxo de consciência: um olhar sobre Macabéa”. O evento, que conta com a participação das professoras Patricia Cezar e Lucilia Pinheiro, trará discussões sobre a obra de Clarisse Lispector.

O evento é destinado a todos que tenham interessa em Literatura. Para participar do minicurso, os interessados devem realizar suas inscrições online, pelo site do projeto, ou pela fanpage do Littera. As inscrições são gratuitas.

No minicurso será debatido uma das principais obras de Clarice Lispector, "A Hora da Estrela", relacionada com a Macabéa, sob um ponto de vista diferenciado do que cultivava a autora no começo de sua carreira. “Desta vez, veremos Macabéa sem essa característica, que ela originalmente não apresenta mesmo, e sim sob a ótica de quem não percebe sua própria consciência no mundo”, destaca a professora Patrícia Cezar, ministrante do curso.

A professora Patrícia Cezar cita, também, a interdisciplinaridade proporcionada pela literatura. “Ao longo dos minicursos temos observado a participação de pessoas de outros cursos como Direito, Filosofia, Psicologia, História, Ciências Sociais. Isso indica que a Literatura realmente é de interesse de públicos variados, e aí está a relevância de se fazer esses minicursos”, acrescenta.

Ministrantes - A professora Patrícia Cezar possui graduação em Letras (Habilitação em Língua e Literatura Alemã) e mestrado em Estudos Literários - Área de concentração em Estudos Literários; atuação na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Alemã. Também é doutoranda em Estudos Literários, além de autora e coordenadora do projeto Littera (Literaturas germânica e brasileira- Minicursos para a Casa de Estudos Germânicos), com enfoque em literaturas germânica e brasileira.

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará, a professora Lucilia Lubia possui especialização em Educação Especial pela Faculdade Integrada Brasil-Amazônia (2016). Mestranda em Estudos Literários PPGL/UFPA, atualmente é professora da Casa de Estudos Germânicos. Além disso, Tem experiência nas áreas de língua e literatura alemã.

CEG - A Casa de Estudos Germânicos é um espaço na UFPA que produz eventos culturais relacionados à Alemanha e onde os estudantes e professores podem se informar sobre estadas de estudo na Alemanha e programas de bolsas do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Também possui uma biblioteca com vasto acervo de livros atuais, sendo a maioria em alemão.

Serviço:
Minicurso “O anti-fluxo de consciência: um olhar sobre Macabéa”
Local: Sala de Vídeo da CEG, campus Profissional, UFPA
Data: 25 de maio de 2016
Inscrições gratuitas
Para mais informações, acesse o site e a fanpage do projeto.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google