ICJ e Anistia Internacional debatem a violência contra a juventude negra

O Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA (ICJ/UFPA), em parceria com a Anistia Internacional, promove, nesta quarta-feira, 24, o debate “Jovem Negro Vivo em Belém”. O evento tem por objetivo lançar, na região Norte, a campanha “Jovem Negro Vivo”, projeto criado pela própria Anistia Internacional, que promove um debate público sobre os homicídios contra a juventude negra no Brasil.

O lançamento do projeto está sendo realizado em todo o Brasil. Porém, devido aos trabalhos realizados pela Clínica de Direitos Humanos da Amazônia e pela Clínica de Atenção à Violência, a Anistia pediu que o evento fosse realizado na UFPA. Após o debate, haverá uma reunião com os estudantes que desejam ser ativistas da Anistia Internacional.

Para conduzir o debate, foram convidadas a professora Luanna Tomaz, vice-diretora da Faculdade de Direito da UFPA, e coordenadora da CIDHA; a discente do Curso de Direito da UFPA, Amanda Pimentel; e a assistente de Campanhas da Anistia Internacional Brasil,  Marcelle Decothé.

De acordo com a professora Luanna Tomaz, é de grande importância discutir o problema da violência contra a juventude negra no meio acadêmico. “Esse debate é fundamental para conscientizar a comunidade acadêmica acerca da vulnerabilidade da população negra no Brasil, inclusive em questões como o extermínio da sua juventude”, destaca a professora.

A campanha, além de conscientizar a sociedade sobre o tema de violência contra a juventude negra, pressiona o Estado brasileiro no desenvolvimento de plano nacional de redução de homicídios, que, por meio de políticas públicas de segurança e educação, diminuam a alta letalidade contra a população negra. De acordo com o site da campanha, em 2012, 77% dos jovens assassinados no Brasil eram negros.

CIDHA - A Clínica de Direitos Humanos da Amazônia (CIDHA) integra o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA. O projeto foi criado com a finalidade de promover a capacitação e qualificação de discentes da graduação e pós- graduação em direito, para a atuação prática na área dos direitos humanos. Além disso, o projeto colabora com a formação de uma consciência social, concebendo o Direito como uma ferramenta de mudança e de promoção de políticas públicas.

Atualmente, a clínica atua em duas grandes áreas, que estão diretamente interligadas: a área Agroambiental, que realiza pesquisa sobre políticas públicas relacionadas com ordenamento territorial, gestão e manejo agroflorestal; e a Internacional, que capacita os discentes a acionar os Sistemas Internacionais de Proteção, em casos exemplares de violações de direitos humanos.

Serviço:
Debate “Jovem Negro Vivo em Belém”.
Data: 24 de maio de 2017.
Horário: 14h às 16h.
Local: Auditório Hailton Correa (ICJ), Campus Profissional, UFPA - Guamá.
Saiba mais no site da campanha.

Txto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: divulgação