Curso de Normatização de Trabalhos Acadêmicos atrai dezenas de pessoas

A preocupação com a formatação do trabalho acadêmico fez com que mais de 70 pessoas participassem da 11ª versão do curso de Normatização de Trabalhos Acadêmicos. Na capacitação elas tiraram dúvidas e pegaram novas dicas para realizar trabalhos com qualidade. O curso foi promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e coordenado pela bibliotecária e mestra em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia, Cristina Alencar. Foi ela quem, também, ministrou o curso ocorrido nos últimos dias 17 e 18, no auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED), no Campus Profissional da UFPA.

Cristina Alencar destaca que os estudantes que buscaram a formação estão em processo de produção de trabalhos científicos e normalmente têm dúvidas sobre a metodologia e a formatação que devem ser aplicadas. "O diferencial do curso é o material impresso, que conta com cinco apostilas e mais orientações enviadas pelo e-mail com contatos de profissionais que fazem tradução, encadernação e vários cursos de redação que existem na cidade", ressalta.

Diferencial - Na visão de Cristina Alencar, uma das grandes dificuldades enfrentadas por discentes em processo de produção científica é a falta de familiaridade entre os estudantes e as normas. "O que dificulta a implementação das mesmas em trabalhos produzidos no Word. O diferencial que o curso proporciona é facilitar o entendimento acerca do uso dessa plataforma e, assim, viabilizar a aplicação das normas no programa", afirma.

A estudante Jamile Santos, que faz especialização pelo programa de pós-graduação em Microbiologia Área Clínica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA, participou do curso. "Durante meu percurso acadêmico na graduação encontrei muitas dificuldades de formatação e metodologia para produção de trabalhos acadêmicos. Se eu tivesse feito o curso antes meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teria sido totalmente diferente, no que se refere à normatização", lamenta a estudante.

Além dela, vários estudantes afirmaram procurar o curso com o objetivo de sanar suas dúvidas e produzir trabalho dentro das normas e padrões. Neste sentido, a coordenadora se deixou disponível para atender aos estudantes, além de dar acesso, por e-mail, a cursos e contatos que podem auxiliar o discente no trajeto acadêmico.

Texto e fotos: Silvia Giese – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

Publicado em: 22.05.2017 17:00