Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Grupo de pesquisa em Direito Penal promove minicurso sobre formas punitivas

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Penal e Democracia realiza, nos dias 24, 25 e 26 de maio, o minicurso “Genealogia das formas punitivas em Nietzsche e Foucault”. O evento, que será ministrado pelo professor Ernani Chaves, procura refletir sobre os  discursos realizados pelos dois autores acerca das punições.
Os interessados na programação devem realizar suas inscrições por meio do site do grupo de estudos. O valor cobrado pelas inscrições é de R$ 10,00. Ao final do minicurso, serão emitidos certificados com 10 horas de atividades complementares.

Para a professora Luanna Tomaz, coordenadora do grupo de estudos, a questão da punição na atualidade, principalmente com as ferramentas tecnológicas modernas, é algo muito pertinente a ser discutido. “Vivemos a era do encarceramento, com a sociedade pugnando cada vez por mais punição, precisando refletir sobre a origem disso e de que forma podemos desnudar esse discurso”, declara a professora.

Sobre o palestrante - Graduado em Administração pela Universidade Federal do Pará (1978), o professor Ernani Chaves é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993). Além disso, é professor titular da Faculdade de Filosofia e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará, de 2011 a 2014. É também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, ambos na UFPA. Realizou estágio de Pós-Doutorado em 1998, também na Universidade Técnica de Berlim, e em 2003 na Bauhaus-Universität, de Weimar, na Alemanha.

Grupo de Estudos - O grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Penal e Democracia  tem como objetivo realizar estudos, pesquisas, ensino e extensão que enfoquem as situações de violência na Amazônia, por meio de uma perspectiva transdisciplinar, de maneira articulada aos debates nos campos da democracia e direito penal. Por meio da interdisciplinaridade, o grupo trabalha com outros saberes para contribuir na problematização e em intervenções na política criminal de forma atenta à complexidade dos acontecimentos, em especial, na Amazônia brasileira.

Serviço:
Minicurso “Genealogia das formas punitivas em Nietzsche e Foucault”.
Data: 24, 25 e 26 de maio de 2017.
Horário: 17h às 19h.
Local: Auditório José Vicente, ICJ, Campus Profissional, UFPA – Guamá.
Inscrições: R$10,00, por meio do site.
Haverá emissão de certificado.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google

Publicado em: 22.05.2017 18:00