Seminário aborda impactos de grandes projetos na Amazônia

Em comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA), será realizado, nesta quinta-feira, 25, o "1º Seminário Impactos Socioambientais de Grandes Projetos na Amazônia: crise, conflitos e perspectivas". O evento ocorre no auditório do Instituto de Geociências da UFPA (IG/UFPA), a partir das 9 horas.

O Seminário tem como objetivo permitir a reflexão crítica sobre os projetos de maiores impactos socioambientais no Pará e problematizá-los a partir de novas perspectivas, permitindo, assim, pensar o futuro sustentável de nossa região. A ideia para o evento surgiu a partir de um esforço coletivo envolvendo os discentes da disciplina “Impactos Ambientais dos Grandes Projetos na Amazônia”, ministrada pelo professor doutor André Farias, no âmbito do PPGEDAM. A iniciativa conta, ainda, com o apoio dos pesquisadores e discentes do Grupo de Pesquisa Avaliação Ambiental dos Grandes Projetos na Amazônia (GAAGEPAM) e membros do Projeto de Pesquisa Hidrelétricas, Sociedade e Ambiente no Estado do Pará (HISAM).

Grandes projetos - A (re)configuração da Amazônia, a partir dos anos 2000, é resultado de uma política desenvolvimentista planejada pelo Estado brasileiro, onde os Grandes Projetos continuaram sendo protagonistas. Hidrelétricas, infraestrutura logística (portos, estradas e ferrovias), projetos agropecuários, mineração e monocultivos reafirmaram o processo histórico de consolidação da região como exportadora de commodities. Por outro lado, os impactos e conflitos socioambientais têm apresentado tendência de crescimento, anulando os possíveis impactos positivos no trabalho e na renda regionais.

Para compreender esses impactos, é necessário entender o contexto histórico das duas ultimas décadas, atualizando o quadro dos grandes projetos e seus efeitos econômicos, sociais, culturais, políticos e ecológicos, assunto que será ponto chave dentro do seminário. Espera-se, também, promover um debate teórico-metodológico que ajude a apreender este fenômeno em suas contradições e possibilidades para o território da Amazônia Paraense.

Já a escolha da Amazônia Paraense é um recorte metodológico para iniciar uma reflexão das questões socioambientais que o estado do Pará enfrenta. A continuidade das pesquisas e a criação de espaços de debates acadêmicos e sociais devem abranger, paulatinamente, a complexidade da Amazônia Legal e da Pan Amazônia.

Público-alvo - O evento é aberto ao público e tem como público-alvo a sociedade civil organizada, movimentos sociais, empresas e indústrias representantes dos grandes empreendimentos, representantes do estado (União, governo do estado Pará e municípios), representantes do judiciário (MPF, MPE e Defensorias Públicas), profissionais liberais e comunidade acadêmica (discentes, docentes e técnicos).

Serviço
Local: Auditório do Instituto de Geociências da UFPA (IG/UFPA).
Data: 25 de maio de 2017
Hora: 9h às 18h