7ª Semana de Geofísica ocorre de 24 a 26 de maio

Com a finalidade de trocar conhecimentos, divulgar as Geociências e disseminar novos conhecimentos na área, a Faculdade de Geofísica (Fageof) promove a 7ª Semana de Geofísica, no período de 24 a 26 de maio. Serão realizadas diversas palestras e cursos e contará com a participação de convidados em busca da ampliação dos conhecimentos no campo. O evento ocorrerá no prédio da Pós-Graduação em Geofísica.

Objetivo – A Semana de Geofísica tem como objetivo a troca de conhecimentos entre os participantes do evento: palestrantes e ministrantes dos cursos, professores e alunos de graduação e pós-graduação de instituições do Estado, a divulgação da área de Geociências, principalmente da Geofísica e suas possibilidades, a disseminação de novos conhecimentos na área das geociências.

Público-alvo e importância – A Semana é destinada a estudantes dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Geofísica, Geologia e Engenharia do Petróleo, bem como outros discentes interessados na área de Geofísica. Segundo Kléber Moura, da Fageof, o evento tem a oportunidade de “mostrar que a área da Geofísica tem abrangência em diversos setores e que está inserida no cotidiano das pessoas.”

Palestras e convidados – O evento contará com palestras de professores convidados: Inteligência artificial aplicada à Geofísica, com o doutor Rodrigo Portugal; Observatórios Magnéticos: um desafio para o Brasil e para o mundo, com a professora doutora Katia Jasbinschek; Morfologia para imagens em níveis de cinza, com o professor doutor Jacques Facon, da PUC/PR; Sismicidade da Amazônia, com o professor da UnB, doutor George Sand.

Cursos – A Semana de Geofísica promoverá os cursos: O campo magnético terrestre: de tempestades magnéticas a reversões, com a professora Katia Jasbinschek; Análise de incerteza em problemas geofísicos, com o professor Rodrigo Portugal; Python para Geociências, com o professor George Sand; Submissão de artigos científicos, com o professor doutor Jamdson Sampaio da UFPA; Segurança do Trabalho na atividade geofísica, com o professor doutor Aureliano Guedes, também da UFPA.

Expectativas – O evento que se inicia nesta quarta-feira, 24, tem sido preparado com muito cuidado e atenção e os envolvidos farão o possível para que a espera valha a pena. “Temos as expectativas de que possamos ampliar os conhecimentos dos discentes da Faculdade de Geofísica, bem como os demais participantes. Além de que haja uma interação e trocas de conhecimentos e experiências entre os participantes do evento”, completa Kléber.

Texto: André Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 23.05.2017 18:00