Edital seleciona professores de Biologia da rede pública de ensino

Com o intuito de qualificar, profissionalmente, professores de Biologia das redes públicas de ensino, estão abertas, até o dia 8 de junho, as inscrições ao Processo Seletivo referente ao Exame Nacional de Acesso ao ProfBio: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. O exame ocorrerá no dia 9 de julho, em Belém.

ProfBio – A rede nacional congrega 18 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, federais e estaduais, em 20 campi distintos, distribuídos por todo o território nacional. Contempla 14 Estados, além do Distrito Federal. A rede ProfBio está sob coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na UFPA, os professores Jussara Lemos e Jackson Costa Pinheiro são, respectivamente, coordenadora e vice-coordenador.

Importância – “O curso pauta-se na lógica da construção e consolidação dos conhecimentos biológicos, sendo esse ‘conhecimento construído’ levado para as salas de aula, para que o mestrando possa trabalhar, simultaneamente, com seus discentes do Ensino Médio, os conceitos-chave explorados em cada tópico de Biologia”, explica a coordenadora geral, Cleida Oliveira (UFMG).

Público-alvo – O Edital ProfBio é destinado a portadores de diploma de curso superior em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com Habilitação em Biologia, devidamente registrado no Ministério da Educação; professores de Biologia do Ensino Médio em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido; ministrando aulas de Biologia em qualquer ano do Ensino Médio.

Inscrições – O período de cadastro vai até às 17h de 8 de junho de 2017. É necessário o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 200 (duzentos reais).  A UFPA está ofertando 17 vagas neste primeiro edital. Para conferir o edital, clique aqui.

Curso – As aulas na Universidade serão ministradas no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), às quartas-feiras, durante dois anos. A coordenadora conta que é um curso semipresencial. “O mestrando terá disciplinas obrigatórias e optativas, e produzirá a dissertação de mestrado sob orientação de um docente credenciado ao ProfBio, cuja avaliação será por uma banca examinadora membro do comitê nacional, que irá avaliar todos os TCCs da rede nacional.”

UFPA – Em 2015, a UFMG lançou um edital para selecionar instituições interessadas em integrar o ProfBio. Jussara conta que a maior universidade da Amazônia atendeu a todos os critérios de seleção. “A UFPA é uma Universidade-chave para representar a Amazônia no contexto do ProfBio, tanto em relação ao conhecimento em Biologia nessa área geográfica quanto à qualificação de seu corpo docente.”

Serviço:
Edital do Processo Seletivo referente ao Exame Nacional de Acesso ao ProfBio: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Data/Local: Exame nacional no dia 9 de julho, em Belém.
Inscrições: até 8 de junho
Acesse o edital clicando aqui.
Clique aqui para mais informações.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação