UFPA e UFAM promovem o I Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia

O I Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia Ufam-UFPA reunirá experiências de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos cursos de Jornalismo das universidades federais do Amazonas e do Pará relacionadas à prática do jornalismo digital. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, 26 de maio, às 10h, na Faculdade Boas Novas, e integra a programação do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte.

A mesa será composta por Mirna Feitoza, professora da Ufam e coordenadora do Laboratório Experimental de Jornalismo em Rede (Lab F5); Jéssica Botelho, jornalista, editora do Lab F5 e mestranda do PPGCCOM-Ufam; Elaide Martins, vice-coordenadora do PPGCom-UFPA e coordenadora do Grupo de Pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA); e pelo estudante de jornalismo, Matheus Botelho, integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (Consia) da UFPA e coordenador geral da Na Cuia-Produtora Cultural.

Além de promover a interlocução entre os expositores da Ufam e da UFPA, a proposta do evento é abrir diálogo com o público presente para conhecer as experiências desenvolvidas nas demais universidades na área do jornalismo digital na região. “Queremos conhecer essas experiências e, quem sabe, construir caminhos de atuação em conjunto no ensino, na pesquisa e na extensão”, disse a professora Mirna Feitoza.

Ações em conjunto na área - O primeiro diálogo entre os expositores do I Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia UFAM-UFPA ocorreu por meio do Papo Criativo sobre “Jornalismo em Rede: a experiência do Lab F5 - UFAM”, promovido em abril deste ano e realizado por meio de videoconferência. Na ocasião, a professora Mirna Feitoza e a jornalista Jéssica Botelho, do Lab F5/Ufam, foram convidadas a compartilhar suas experiências ao longo dos quatro anos que estão à frente do laboratório.

A atividade teve como público principal os estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), que desenvolveram produtos jornalísticos de diferentes formatos e temas para plataformas web sob a supervisão das professoras Lorena Esteves e Monique Igreja, dentro do Laboratório de Jornalismo Digital e Novas Mídias do curso de Comunicação Social - Jornalismo. "A experiência de aprender na prática os conceitos que estudamos em sala de aula é enriquecedora, tanto no âmbito educacional quanto no âmbito profissional. Agora, propomos estender esta iniciativa entre as demais instituições de ensino em jornalismo da Amazônia", comenta Matheus Botelho, estudante de jornalismo e bolsista Pibic/ProDoutor do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade - Consia/UFPA.

O Papo Criativo é uma ação extensionista realizada pelo Grupo de Pesquisa Consia da UFPA, coordenado pela professora Manuela do Corral, com o intuito de promover a relação de debates e análises de conteúdos afins às pesquisas do grupo e que possam contar com a participação e as trocas de experiências e percepções, tanto dos integrantes do grupo quanto do público externo.

Quanto ao colóquio, o que se destaca da trajetória dos expositores é o objetivo em comum de desenvolver a formação acadêmica e profissional de futuros jornalistas envolvendo projetos de ensino, pesquisa e de extensão, utilizando ferramentas e processos oriundos do contexto digital. Além disso, também refletem sobre novas questões dessa sociedade em rede, trazendo para o debate público temas como o impacto da inclusão digital em pequenas comunidades, o trabalho de youtubers na cena local, as novas configurações do jornalismo no ambiente conectado, dentre outros. “Queremos que esse colóquio seja mais do que uma troca de experiências e conhecimento sobre o jornalismo digital, sobretudo, que possa contribuir com o debate sobre as problemáticas que as novas configurações do jornalismo estão trazendo na atualidade, ajudando a buscar soluções e novos horizontes”, ressalta a professora Elaide Martins, da UFPA.

O I Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia busca evidenciar a elaboração e a implementação de projetos universitários como elemento fundamental para a formação profissional dos futuros jornalistas, de forma que estejam aptos a problematizar e solucionar situações pertinentes a esse cenário. “Nós sabemos que assim como a UFAM e a UFPA, outros cursos de Jornalismo da Região Norte também desenvolvem projetos voltados para o jornalismo digital, seja em pesquisa, ensino ou extensão. Nosso maior objetivo é conhecer essas experiências, trocar ideias e, quem sabe, iniciar a construção de uma rede amazônica de jornalismo e Internet”, diz Jéssica Botelho

O I Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia é uma iniciativa de professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de Jornalismo e dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFAM e da UFPA, por meio dos grupos de pesquisa Mediação (CNPq/Ufam), Grupo de Pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA), Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade  (Consia) (CNPq/UFPA), e do projeto Na Cuia - Produtora Cultural, com apoio do Intercom Norte.

Serviço:
I Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia UFAM-UFPA.
Data: 26 de maio de 2017
Horário: 10h às 12h
Local: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte – Manaus – AM,Faculdade Boas Novas – Auditório Ana Lúcia Câmara.

Texto e arte: Divulgação

Publicado em: 24.05.2017 17:55