Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Serviço de Cirurgia do Barros Barreto comemora 25 anos

Neste mês, o Serviço de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo da Unidade João de Barros Barreto (UJBB) celebra bodas de prata. Para marcar a data, de quinta-feira, 25, até sábado, 27, ocorre a Jornada dos 25 Anos do Serviço de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo/UJBB-UFPA, no Belém Hall, na rua Antônio Barreto, bairro do Umarizal. Na noite do encerramento, será realizado o baile de confraternização na Assembleia Paraense, no bairro Souza, para homenagear especialmente os fundadores do espaço: os médicos Luiz Moraes e Otávio Cascaes. A programação está associada ao II Congresso Paraense de Cirurgia e ao Simpósio de Enfermagem, Centro Cirúrgico, Central de Material de Esterilização e Serviço de Recuperação Pós-Anestésica, realizados simultaneamente no mesmo local.

Segundo o chefe do serviço, Geraldo Ishak, o espaço tem papel importante para a sociedade paraense, "porque foi o pioneiro no Pará e por onde passaram e passam os melhores profissionais da área de cirurgia", ressalta Ishak. Nele, são realizados procedimentos diversificados como cirurgia geral, do aparelho digestivo, da cabeça e pescoço, urologia, torácica, vascular e pediátrica, contabilizados em média oito por dia e seis no final de semana, entre pequenos procedimentos e urgência e emergência da demanda interna.

Para o superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), o médico cirurgião Paulo Roberto Amorim, a comemoração dos 25 anos do Serviço de Cirurgia do HUJBB é uma homenagem justa aos seus criadores. "Em especial ao seu principal guardião, o médico Luiz Moraes, que, por meio de sua vontade e força, conseguiu superar os desafios e implantá-lo de tal forma que até hoje garante a formação de profissionais. Por tudo isso, diria que é um dos melhores programas de residência em cirurgia do Brasil", destaca Amorim.

Ensino - Geraldo Ishak chama atenção para o campo de ensino que se tornou a UJBB na área de cirurgia, com mais de 120 residentes formados ao longo dos 25 anos, os quais exercem atividades em várias localidades do território brasileiro, alguns deles atuando na própria instituição, que pertence ao Complexo Hospitalar da UFPA/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Entre as crias do Barros Barreto está o urologista e cirurgião Marcos Aben-Athar, residente da turma de 2008 e 2009. Para ele, fazer residência no hospital foi um mérito. "Foram dois anos intensos e que não deixaram a desejar para outros hospitais de ensino. A formação que recebi no hospital acrescentou tanto na minha vida, ao ponto de ter vontade de retornar e retribuir por tudo que aprendi fazendo parte do corpo funcional", afirma.

A médica residente do 4º ano de cirurgia digestiva, Amanda do Amaral Mesquita, afirma que o hospital é um marco em sua vida. Como aluna no Barros, começou fazendo o internato, período que vislumbrou a residência em cirurgia. "Digo ser um marco, por causa da evolução que tive na minha vida de médica. Quando me formei era insegura e não sabia conduzir os pacientes. Hoje, quatro anos depois, vejo que tenho mais segurança, seja enquanto cirurgiã, seja no ambulatório. Então, agradeço muito ao Barros Barreto porque adquiri, com ele, postura médica e cirúrgica. Por isso, fico tranquila em dizer que visto a camisa do hospital", relata.

Clique aqui para mais informações sobre a programação do evento.

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Edna Nunes e Divulgação

Publicado em: 24.05.2017 17:49