Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Proplan promove encontro para debater metodologia dos PDUs da UFPA

Com o intuito de traçar planos para o futuro da UFPA, a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan)  realizou, com dirigentes da Instituição, o “Encontro sobre a Metodologia de Elaboração, Gestão e Avaliação dos Novos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs)”. A reunião começou nesta sexta-feira, 26, às 9h, no Auditório da Secretaria Geral (SEGE). Para explicar os PDUs, assim como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o evento contou com a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Raquel Borges, e com o Diretor de Planejamento, Raimundo Almeida. A programação se estendeu até a tarde, com oficinas de elaboração, implementação e avaliação dos PDU’s.

Programação - Após uma introdução da Pró-Reitora de Planejamento Raquel Borges, explicando o objetivo e a importância do encontro, o Diretor de Planejamento Raimundo Almeida ministrou a palestra “O Planejamento Institucional na UFPA – PDI/PDU”. Raimundo mostrou os eixos que compõe o Plano de Desenvolvimento da UFPA (PDI 2016-2025) e quais as metas que compõe o PDI, nas áreas de infraestrutura, ensino pesquisa e extensão, política de atendimento aos discentes e ressaltou a importância do planejamento para a concretização dos objetivos da Instituição. Além disso, ele também falou sobre a expectativa em relação a esse novo ciclo de planejamento, onde a Proplan vai dar suporte para a elaboração, implementação e avaliação desses instrumentos de gestão. Após uma pausa para o almoço, a programação trouxe uma oficina de elaboração de PDU´s, ministrada pelo Coordenador de Modernização Administrativa da Proplan Huderson Melo e Thiago Gonçalves. Para finalizar, foi realizada a Oficina de  Avaliação do Planejamento, com a Diretora de Avaliação da Proplan Professora Maria Lúcia Harada.

Objetivo - Para Raimundo, o encontro visa “preparar e, principalmente, informar ao gestor da importância do seu patrocínio na condução do processo de elaboração dos planos das unidades. O PDI vai ser desdobrado a partir do plano de cada unidade, por exemplo, dos institutos, dos campi, das unidades acadêmicas. Para quem já tem PDU, é preciso alinhar o plano ao novo PDI, e para aqueles que ainda não tem, devem elaborar os seus planos alinhados  ao novo PDI 2016-2025.

Importância - O Diretor fala que a importância de ações que discutem o planejamento está no esforço para concretizar objetivos: “A partir desse plano, a unidade vai definir quais são os seus objetivos prioritários e construir um painel de desempenho, onde vai colocar o objetivo que pretende alcançar, o indicador, para mensurar se esta alcançando esse objetivo e vai estabelecer uma meta a ser perseguida. Através do painel de desempenho é possível acompanhar o alcance das metas e caso as metas propostas não estejam sendo alcançadas, buscar corrigir os rumos para que a meta seja atingida”.

Participantes - O público do evento era composto de técnicos-administrativos e dirigentes de Unidades da UFPA. Para o participante Geovani Luz, o planejamento não serve só para programar ações futuras, também serve como prevenção de problemas: “Cada unidade desenvolveu seu plano refletindo sobre a missão, visão e valores da Instituição. Então, quando conseguem fazer esse planejamento, conseguem atuar melhor na prevenção. E, quando se atecipa as situações, conseguem melhorar o desempenho, a produtividade e melhorar o fluxo do trabalho. E a ideia é essa, não é? Melhorar o trabalho na Instituição com o fim de ajudar a alcançar a suas metas, e cumprir a sua missão”.

PDUs e PDI - O PDI é o plano estratégico da UFPA, que contempla desde perspectivas voltadas ao orçamento até os princípios que a Instituição deve seguir. Enquanto que o PDU é voltado para uma unidade específica, como um campus do interior. Durante o encontro, assim como na Semana de Planejamento, que ocorreu em abril, a Proplan realçou como o PDU deve se alinhar ao PDI, que rege todos os campi.

De acordo com a Pró-Reitora de Planejamento, o PDI “dá um direcionamento para instituição. em termos de organização, ele é vital, porque diz onde a instituição quer chegar. Esse caminho é dado pelo PDI: lá se apresentam os principais desafios, lá você tem a definição da missão institucional, seu compromisso de atingir o futuro e a visão da instituição. Então, é vital, principalmente em momentos de crise, como esse que o País está vivendo. A gente ter uma ferramenta como essa que é o planejamento que dá uma sinergia nas nossas ações, nos organizar enquanto instituição, para atingirmos a nossos objetivos.”

Futuros encontros - Além de querer ofertar nos campi as oficinas de PDU a nível estratégico e tático, a Pró-Reitoria de Planejamento, também visa acompanhar e avaliar a implementação dos PDUs. “Em relação a Proplan a gente vai acompanhar e, principalmente, assessorar essas unidades para que elas construam um plano adequado para a realidade delas e que ele realmente sirva de um instrumento de transformação, ou seja, de melhoria do desempenho dessas unidades. Então a gente está disponível para receber as pessoas, orientar, repassar as ferramentas e ,inclusive, para ir lá na unidade (caso a unidade vá fazer um workshop para elaborar o PDU). Nós estamos disponíveis, enquanto PROPLAN, para ir lá e fazer uma apresentação, reforçar a importância e mostrar como elas podem melhorar e facilitar o desenvolvimento deste trabalho”, conta o Diretor de Planejamento.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Publicado em: 26.05.2017 18:00