UFPA e governo do Estado renovam acordo de cooperação para as ações do Programa Pró-Paz

A Universidade Federal do Pará e o governo do Estado renovaram o Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de ações, atividades ou políticas públicas destinadas a crianças, adolescentes e jovens, atendidos pelo Programa Pró-Paz. A assinatura do convênio ocorreu nesta sexta-feira, 26, em reunião entre o reitor em exercício, Gilmar Silva; a titular da Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene; o presidente da Fundação Pró-Paz, Jorge Bittencourt; e os pró-reitores de Administração (Proad), João Cauby Junior, e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Rômulo Angélica.

O polo do Programa Pró-Paz funciona desde 2011 no Campus III da UFPA e foi o primeiro a ser implantado pelo governo do Estado, oferecendo as mais diversas atividades esportivas, de arte, cultura e lazer. As atividades ocorrem em turno complementar ao escolar, para crianças, adolescentes e jovens de 8 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, assim como suas famílias, buscando integrá-las às políticas sociais.

Para o reitor em exercício, Gilmar Silva, a repactuação com o governo estadual abre discussões sobre novas oportunidades de parceria, com um alcance da comunidade do interior. “Queremos ampliar cada vez mais esse diálogo por entender que é muito importante a estrutura do Estado e da Universidade estar a serviço da cidadania. Uma Universidade como a nossa, que tem 12 campi, que congrega o estado inteiro, demanda parceiros importantes e o Estado é um parceiro importante, que tem compromissos parecidos com os nossos, que é de formar o cidadão, fazer com que aguce cada vez mais a compreensão do sujeito sobre a educação, a cidadania, tendo como fundamento a sustentabilidade”.

Além da UFPA, o Pró-Paz funciona em mais quatro polos da Região Metropolitana de Belém (RMB): Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Praça Dorothy Stang (Sacramenta) e Instituto de Ensino em Segurança Pública do Estado (Iesp), localizado no município de Marituba.

Nessas unidades, são atendidos aproximadamente 1.500 alunos, tendo a capacidade para receber até 2.500 nos dois turnos, no período da manhã (das 8h às 11h) e no período da tarde (das 14h às 17h30) com acompanhamento de uma equipe multiprofissional, que inclui pedagogos, assistentes sociais e psicólogos. Para os acadêmicos da Universidade, o programa oferece a oportunidade de estágio, contribuindo tanto para a formação profissional, como para a experiência de vida, visto que acompanham o dia a dia das necessidades da comunidade dos bairros Guamá e Terra Firme. São alunos de Psicologia, Odontologia, Educação Física, Arte e Educação, Ciências Sociais, Serviço Social, Comunicação Social, entre outros cursos, que poderão colocar em prática o conhecimento adquirido e produzido dentro da Universidade.

“O programa se transformou em campo de pesquisa para vários Trabalhos de Conclusão de Curso, de monografias. Aqui, nasce conhecimento, aqui, você estimula a juventude a ter uma nova forma de pensar e fazer com que o conhecimento ultrapasse determinados muros. E a nossa vivência entre Pró-Paz e UFPA foi exatamente isto, o exercício do tripé ensino, pesquisa e extensão a que a Universidade se propõe”, afirmou Izabela Jatene.

Segundo a titular da Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis, a continuação da parceria com a Universidade abre um novo processo de fortalecimento do programa nos municípios. Esta repactuação deu um novo passo, que foi a disponibilização dos campi da UFPA para a Fundação Pró-Paz para que possamos regionalizar, municipalizar e fortalecer as iniciativas dentro dos municípios”, ressaltou.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes