Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Plano Nacional de Formação de Professores completa 8 anos na UFPA

O Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) completou oito anos de implantação na Universidade Federal do Pará (UFPA) no último domingo (28). De 2009 a 2017, o projeto tem um total de 13.664 professores da Educação Básica atendidos pela capacitação e traz novidades em nível de pós-graduação previstas para os próximos anos. 

O Parfor foi criado em nível nacional pelo Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009, com o objetivo de capacitar professores para a Educação Básica sem formação adequada. A UFPA assinou o Termo de Adesão ao programa em 28 de maio de 2009 e designou, em agosto do mesmo ano, o coordenador geral, que permanece até então, o professor doutor Márcio Nascimento.

Na primeira oferta do Parfor, foram abertas 14 turmas, com 482 professores alunos. No ano seguinte, em 2010, houve um salto gigantesco com a implantação de mais 125 turmas, totalizando 4.116 alunos. Desde então, o plano não parou de crescer, não apenas em número de alunos, mas também na qualidade dos cursos ofertados, que, nesses oito anos, somam 21 licenciaturas.

No total, 5.086 professores alunos já concluíram os cursos de licenciatura ofertados pela UFPA, por meio do Parfor, que leva até os municípios os mesmos professores, mestres e doutores que atuam na graduação. Mais de 60 municípios do Pará já foram polo das turmas do Parfor.

Para o coordenador geral do Parfor UFPA, os números refletem um resultado exitoso do programa, que funciona em uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - fundação vinculada ao Ministério da Educação (Mec) – a UFPA, o Estado e as prefeituras municipais.

"Um programa que consegue formar mais de 5.000 professores em exercício em tantos cursos e municípios nesse período, a meu ver, é passo gigantesco em direção à Meta 15 do PNE (Plano Nacional de Educação). Certos cursos formaram mais alunos do que em toda a sua história. Isso é a interiorização da interiorização da UFPA" , ressalta o professor Marcio Nascimento.

Com a demanda de formação avançada, após oito anos atuando com a primeira e a segunda licenciatura, o Parfor parte para novos desafios e passará a ofertar cursos de especialização para os professores da Educação Básica do Pará. As Secretarias de Educação e os professores interessados devem se manifestar no Sistema informatizado Plataforma Freire. Os prazos de inscrição e os cursos que serão ofertados serão divulgados em breve.

Texto e fotos: Thais Rezende - Ascom/Parfor

Publicado em: 29.05.2017 17:54